A POESIA CONTEMPORÂNEA DE IARA VIEIRA: UMA LEITURA DE A ÍNTIMA HUMANIDADE
Résumé
Este artigo tem por objetivo apresentar elementos da poesia contemporânea na lírica da escritora Iara Vieira. Através das contribuições de Resende (2008), Proença Filho (2006) e Nunes (2009) buscaremos destacar a presentificação, a tragicidade e a revisitação a uma tradição modernista na análise do livro póstumo A íntima humanidade, lançado em 2003, para demonstrar as especificidades de sua lírica e dar visibilidade ao legado da poetisa sergipana.
PALAVRAS-CHAVE: Iara Vieira. Poesia brasileira contemporânea. Presentificação.
Téléchargements
Références
NUNES, Benedito. A clave do poético. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PROENÇA FILHO, Domício (Org.). Concerto a quatro vozes. Rio de Janeiro/ São Paulo: Editora Record, 2006.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/BN, 2008.
VIEIRA, Iara. A íntima humanidade. Aracaju: Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.