CONSOLO, Douglas Altamiro; et al. Perspectivas em avaliação no ensino e na aprendizagem de línguas: pesquisas e encaminhamentos na formação e na prática docente. Campinas: Pontes Editores, 2017, 264 p.

Auteurs

  • Lívia de Souza PÁDUA Doutoranda em Estudos da Linguagem UEL/CAPES
  • Douglas BRESSAN Mestrando em Estudos da Linguagem - UEL

DOI :

https://doi.org/10.51951/ti.v8i15

Résumé

O livro Perspectivas em Avaliação no Ensino e na Aprendizagem de Línguas: pesquisas e encaminhamentos na formação e na prática docente foi organizado por Douglas Altamiro Consolo, Sandra Regina Buttros Gattolin e Vera Lúcia Teixeira da Silva e publicado pela Editora Pontes no ano de 2017. A obra é composta por 10 capítulos que tratam de questões de avaliação de desempenho e de proficiência...

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lívia de Souza PÁDUA, Doutoranda em Estudos da Linguagem UEL/CAPES

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina e Bolsista pelo programa CAPES/Araucária.

Douglas BRESSAN, Mestrando em Estudos da Linguagem - UEL

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina.

Références

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes Editores, 1993.

CONSOLO, D. A. Posturas sobre avaliação da proficiência oral do professor de língua estrangeira: implicações para o cenário brasileiro. In: FREIRE, M. M.; ABRAHÃO, M. H. V.; BARCELOS, A. M. F. (Orgs.) Linguística aplicada e contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2005. p. 269-287.

CONSOLO, D. A. Avaliação de proficiência oral: uma reflexão sobre instrumentos e parâmetros na formação do (futuro) professor de língua estrangeira. In: ALVAREZ, M. L. O.; SILVA, K. A. (Orgs.) Linguística aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes Editores, 2007. p. 109-118.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e transformações da educação: superior brasileira (1995-2009): do Provão ao SINAES. Avaliação, Campinas, v.15, n. 1, p. 195-224. mar. 2010.

ELDER, C. Assessing the language proficiency of teachers: are there any border controls? Language Testing, v. 18, n. 2, p. 149-170, 2001.

ERICKSON, F. Qualitative Methods in Research on Testing. In: WITTROCK, M. C. (Org.). Handbook of Research on Teaching. New York: Collier-Macmillan, 1986, p.119-161.

SCARAMUCCI, M. V. R. Avaliação: mecanismo propulsor de mudanças no ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Contexturas, São Paulo, v.4. p. 75-81, 1999.

Publiée

2018-04-11

Comment citer

PÁDUA, Lívia de Souza; BRESSAN, Douglas. CONSOLO, Douglas Altamiro; et al. Perspectivas em avaliação no ensino e na aprendizagem de línguas: pesquisas e encaminhamentos na formação e na prática docente. Campinas: Pontes Editores, 2017, 264 p. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 8, n. 15, p. pp. 404–408, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i15. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/8906. Acesso em: 19 déc. 2024.