A REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE MARGINAL SOB A ÓTICA FEMININA: O CASO DE A NÚMERO UM, DE RAQUEL DE OLIVEIRA
THE MARGINAL REALITY REPRESENTATION BY THE FEMALE PERSPECTIVE: THE CASE OF A NÚMERO UM, BY RAQUEL DE OLIVEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i16Resumo
RESUMO: Partindo do pressuposto de que associada à tematização da violência, um dos temas que mais se tem destacado na narrativa brasileira contemporânea é a da representação da realidade que vem das periferias urbanas brasileiras, este artigo tem por objetivo investigar, sob a luz dos conceitos propostos por Patrocínio (2013), Schmidt (1995), Bourdieu (1999), Benjamin (1986), dentre outros estudiosos, a figuração da realidade marginal no romance A número um, de Raquel de Oliveira (2015). Para tanto, discute-se o apagamento da literatura de autoria feminina e o conceito de Literatura Marginal.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Brasileira Contemporânea. Literatura Marginal. A número um.
ABSTRACT: Based on the assumption that, in association with the thematization of violence, one of the most outstanding themes in contemporary Brazilian narrative is the representation of reality that comes from the Brazilian urban peripheries, this article aims to investigate, in the light of the concepts proposed by Patrocínio (2013), Schmidt (1995), Bourdieu (1999), Benjamin (1986), among other scholars, the figuration of the marginal reality of the novel A número um, by Raquel de Oliveira (2015). For this, we discuss the erasure of the literature of female authorship and the concept of Marginal Literature.
KEYWORDS: Contemporary Brazilian Literature. Marginal Literature. A número um.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1960.
BENJAMIN, Walter. Crítica da violência – crítica do poder. In:______. Documentos de cultura, documentos de barbárie (escritos escolhidos). São Paulo: Cultrix, 1986. p. 160-175.
BOURDIEU, Pierre. La distinction: ciritique sociale du jugement. Paris: Minuit, 1979.
______. O poder simbólico. 4. ed. Tradução Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile. A literatura brasileira contemporânea: caminhos diversos. In: BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva (Org.). Desafios contemporâneos: a escrita do agora. São Paulo: AnnaBlume, 2013. p. 17-33.
DALCASTAGNÈ, R. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, n.º 26, p. 13-71, jul/dez, 2005.
LAFFEY, Alice. Introdução ao Antigo Testamento: perspectiva feminista. São Paulo: Paulus, 1994.
LUDEMIR, Júlio. Orelha. In: OLIVEIRA, Raquel. A número um. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2015.
MICHAUD, Yves. A violência. São Paulo: Ática, 1989.
OLIVEIRA, Raquel. A número um. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2015a.
______. Para ser escritor, não precisa falar bonito. Rio de Janeiro: Jornal Público, Entrevista concedida a Kathleen Gomes. 8 nov. 2015b. Disponível em: <https://www.publico.pt/2015/11/08/culturaipsilon/noticia/para-ser-escritor-nao-precisa-falar-bonito-1713750>. Acesso em: 04 abr. 2018.
PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani do. Escritos à margem: a presença de autores de periferia na cena literária brasileira. Rio de Janeiro: 7 Letras; FAPERJ, 2013.
POLESSO, Natália Borges; ZINANI, Cecil Jeanine Albert. Da margem: a mulher escritora e a história da literatura. Revista Eletrônica Métis. Caxias do Sul, v. 9, p.99-112. jul/dez 2012.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.
SANTOS, Caroline Helena dos et al . A representação da mulher no discurso religioso. In: XI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, 2016, São Paulo, Anais... São Paulo: 2016. p. 606-614.
SCHMIDT, Rita Terezinha. Repensando a cultura, a literatura e o espaço da autoria feminina. In: NAVARRO, Márcia Hope (Org.). Rompendo o silêncio: gênero e literatura na América Latina. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995. p. 182-188.
ZINANI, Cecil Jeanine Albert. Produção literária feminina: um caso de literatura marginal. Revista Antares, Caxias do Sul, v.6, jul/dez, 2014, p. 183-195.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.