ALUNOS DO 2O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LEITURA INFERENCIAL

SECOND YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY EDUCATION AND READING INFERENTIAL

Autores

  • Dione Márcia Alves de MORAES UFPA - Belém/PA

Resumo

RESUMO: Este escrito procura analisar o trabalho desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da UFPA. Baseia-se em estudiosos como Menegassi e Ângelo (2005) Menegassi (1995); Belintane (2013), entre outros e realiza uma pesquisa qualitativo-interpretativa, que se delineia como uma pesquisa-ação. Objetiva discutir como a relação entre o texto verbal e não verbal pode ajudar no trabalho com a leitura inferencial de alunos considerados “leitores”, mas que ainda apresentam problemas significativos nessa habilidade. Dessa forma, a partir de um trabalho (com textos que possuem imagens) voltado de forma mais efetiva para esses alunos, esperamos promover avanços na sua fluência e compreensão leitora.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Fundamental. Leitura. Fluência e Compreensão.

      

ABSTRACT: This writing seeks to analyze the work with students of second year of elementary school in the School of Application of UFPA. It is based on scholars as Menegassi and Angelo (2005) Menegassi (1995); Belintane (2013), among others and performs a qualitative, interpretive research, which outlines how an action research. Aims to discuss how the relationship between verbal and non-verbal text can help work with students considered inferential reading "readers", but still have significant problems in that skill. Thus, from a work (with texts that have images) facing more effectively for these students, we hope to promote advances in fluency and reading comprehension.

KEYWORDS: Elementary Education. Reading. Fluency and Comprehension.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELINTANE, Claudemir et al. Projeto de Pesquisa: O Desafio de Ensinar a Leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de nove anos e da Inserção do laptop na Escola Pública Brasileira. USP, UERN, UFPA: 2010.

BELINTANE, Claudemir. Oralidade e Alfabetização: uma nova abordagem da alfabetização e do letramento. São Paulo: Cortez, 2013.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. 5 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 194-207.

MENEGASSI, R.J. Revista Unimar: Compreensão e Interpretação no processo de leitura: Noções básicas ao Professor. Maringá-PR, 1995.

______. (Org.) e ÂNGELO, C.M.P. Leitura e ensino. Maringá-PR: EDUEM, 2005.

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol.2. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2012.

WATTERSON, Bill. A hora da vingança. São Paulo: CORAD EDITORA do Brasil, 2009, p. 5.

Publicado

21-03-2019

Como Citar

MORAES, Dione Márcia Alves de. ALUNOS DO 2O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LEITURA INFERENCIAL: SECOND YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY EDUCATION AND READING INFERENTIAL. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 4, n. 8, p. pp. 208–219, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11052. Acesso em: 19 dez. 2024.