A POESIA DE MÁRIO DE ANDRADE, EM VERSOS DE ROBERTO PIVA E DE CARLOS FELIPE MOISÉS
MÁRIO DE ANDRADE’S POETRY IN ROBERTO PIVA AND CARLOS FELIPE MOISÉS VERSES
Resumo
RESUMO: Os poetas da Geração 60 são marcados pelo ecletismo. No entanto, um dos pontos em comum entre, principalmente, Carlos Felipe Moisés e Roberto Piva, é o interesse nos versos e na figura de Mário de Andrade. Como afirma Cláudio Willer, em texto que fecha a Antologia poética da Geração 60, o escritor modernista aparece em poemas de Piva e de Carlos Felipe como vulto a acompanhar os dois poetas. No entanto, a leitura detida de poemas dos dois autores revela não apenas a figura de Mário de Andrade acompanhando-os em suas andanças poéticas, mas também a intertextualidade constante que Carlos Felipe e Piva realizam com a obra do poeta modernista, ao retrabalharem temas, versos e ritmos do autor de Paulicéia desvairada. O presente trabalho, portanto, por meio de estudo de poemas representativos de Roberto Piva e Carlos Felipe, estabelece proximidades entre o poeta do começo do século XX e os dois outros autores, desvelando de que maneira a obra dos poetas contemporâneos se inserem no que se pode chamar de “estética de vestígios”.
PALAVRAS-CHAVE: Poesia contemporânea. Carlos Felipe Moisés. Roberto Piva. Mário de Andrade.
ABSTRACT: The poets that participate of the “Geração 60” are marked by the eclecticism. However, one of the similarities between them, specially Carlos Felipe Moisés and Roberto Piva, is the interest in the verses and in the ige of Mário de Andrade. As affirms Cláudio Willer, the modernist writer appears in Piva and in Carlos Felipe’s poems as a shadow that follows the lyrical subject. However, the study of their poems reveals not only the figure of Mário de Andrade but also the relations between Carlos Felipe and Piva poems and Mário de Andrade verses, as well as the contemporary poets rewrite themes, verses and rhythms of the author of Paulicéia desvairada. The present paper, therefore, establish relations between the poet of the begin of the XX century and Piva e Moisés, revealing that their works are inserted in a so called “estética de vestígios”.
KEYWORDS: Contemporary poetry. Carlos Felipe Moisés. Roberto Piva. Mário de Andrade.
Downloads
Referências
ANDRADE, Fábio de Souza. Retórica da vertigem. In: Rodapé. São Paulo: Nankin Editorial, 2001.
ANDRADE, Mário de. Poesias completas. Edição crítica de Diléa Zanotto Manfio. Belo Horizonte: Villa Rica, 1993.
ARRIGUCCI, Davi. O guardador de segredos. São Paulo: Companhia das letras, 2010.
FARIA, Álvaro Alves de; MOISÉS, Carlos Felipe. Antologia poética da geração 60. São Paulo: Nankin Editorial, 2000.
MOISÉS, Carlos Felipe. Lição de casa & poemas anteriores. São Paulo: Nankin Editorial, 1998.
______. Noite nula. São Paulo: Nankin Editorial, 2008.
MOISÉS, Carlos Felipe; SILVESTRIN, Ricardo. Série Diálogos: Carlos Felipe Moisés. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=4479>. Acesso em: 10 de novembro de 2011.
PIVA, Roberto. Um estrangeiro na legião. (Obras reunidas vol 1). São Paulo: Globo, 2005.
SOUZA, Cristiane Rodrigues de. Clã do jabuti: uma partitura de palavras. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.