MARLOWE, GOETHE, ŠVANKMAJER: TRÊS FACES DO MITO DE FAUSTO E SUA RELAÇÃO COM A MODERNIDADE
MARLOWE, GOETHE, ŠVANKMAJER: THREE FACES OF THE FAUST MYTH AND ITS RELATIONSHIP TO MODERNITY
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v10i20Resumo
RESUMO: O presente artigo tem como seu objeto de pesquisa o mito moderno de Fausto, analisando comparativamente três obras, de diferentes épocas, que se baseiam nele: a peça Dr. Faustus, de Marlowe, o longo poema dramático Faust: Eine Tragödie, de Goethe, e o filme Lekce Faust, de Jan Švankmajer. Tendo em mente as mudanças sociais que inauguraram a era moderna e o que se compreende como modernidade, no século XIX, fomentada pelo capitalismo, pretende-se demonstrar como, dentro desse recorte, cada autor trabalhou com o tema das tensões do individualismo incorporadas pelo mito do pacto diabólico. Da tragédia do individualismo para a comédia macabra do desenvolvimento para a farsa da manipulação, é possível observar algumas transformações significativas de Fausto do século XVI ao XX.
PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Individualismo. Poesia. Teatro. Modernidade.
ABSTRACT: The present paper’s theme is the modern myth of Faust, comparatively analyzing three works, from different times, based on it: Marlowe’s play Dr. Faustus, Goethe’s long dramatic poem Faust: Eine Tragödie and Jan Švankmajer’s movie Lekce Faust. Keeping in mind the social changes that inaugurated the modern era and what’s understood as modernity in the 19th century, fostered by capitalism, it intends to show how, within this corpus, each author has worked with the theme of individualism and its tensions embodied by the myth of the pact with the devil. From the tragedy of individualism and the grim comedy of development to the farce of manipulation, it’s possible to observe some of Faust’s significant transformations from the 16th to the 20th century.
KEYWORDS: Cinema. Individualism. Poetry. Theater. Modernity.
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