HERMES-FONTES E AS FILIAÇÕES POSSÍVEIS: UM ROMÂNTICO TARDIO?
Resumo
A produção poética do sergipano Hermes-Fontes (1888-1930) ficou marcada tanto pelo seu louvor inicial, quanto por certo esquecimento posterior. Sua filiação estética ao Simbolismo, e a íntima relação desse, em terras brasileiras, com o Parnasianismo, inimigo direto do incipiente Modernismo de então, parece ter composto um cenário propício para o gradativo julgamento negativo da poesia de Hermes-Fontes no início do século XX. Contudo, para além de tais hipóteses, sugerimos uma outra – em consonância com o espírito sincrético do Pré-Modernismo: os vestígios de certas prerrogativas (neo)românticas em sua poesia, ao mesmo tempo que terminaram por afastá-lo dos consagrados círculos literários de sua época, possibilitou o surgimento de uma poesia não apenas singular, mas profunda – e, sobretudo, que ainda precisa ser (re)descoberta pela academia.
PALAVRAS-CHAVE: Romantismo, Simbolismo, Parnasianismo, Pré-Modernismo, Hermes-Fontes.
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Referências
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