Acervo Alcina Dantas (AAD)
interação entre filologia, arquivística e TICs
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v14i30.p294-300Palavras-chave:
Acervo Alcina Dantas. Filologia. Transdisciplinaridade.Resumo
Neste artigo, exploramos a relação disciplinar interativa da Filologia com a Arquivística e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), ao construir um dossiê, a partir da organização da massa documental que integra o Acervo Alcina Dantas (AAD), para fins de edição e estudo crítico-filológico. Trazemos à cena os resultados parciais da elaboração de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) para facilitar esse processo. Para tanto, recorremos, como aporte metodológico, aos trabalhos de Bordini (2016 [1994]), do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (1994), de Borges (2021), entre outros. Buscamos automatizar a organização desse material, de maneira a minimizar erros humanos no preenchimento de dados essenciais para organizá-lo e para a realização do trabalho filológico.
Downloads
Referências
ARQUIVO NACIONAL. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
BITTENCOURT, Rogério Gonçalves. Aspectos básicos de banco de dados. 2004. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EdbertoFerneda/BD%20-%20Aspectos%20Basicos.pdf. Acesso em: 2 ago. 2023.
BORDINI, Maria Glória. Manual de organização de acervos literários. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS, v. 1, 1994. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/309698565/Manual-de-Organizacao-de-Acervos-Literarios. Acesso em: 13 maio.2021.
BORGES, Rosa. A edição de textos: crítica filológica e práticas editoriais. In: BORGES, Rosa et al. Edição do texto teatral na contemporaneidade. Salvador. Disponível em: https://www.academia.edu/79840537/Edi%C3%A7%C3%A3o_do_texto_teatral_na_contemporaneidade. Memória e Arte, 2021. p. 13-49. Acesso em: 13 maio. 2023.
DUARTE, Luiz Fagundes. Os palácios da memória: ensaios de crítica textual. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
FUNDAÇÃO Getúlio Vargas. Procedimentos técnicos adotados para a organização de arquivos privados. Rio de Janeiro: FGV, 1994.
McGANN, Jerome. The rationale of hypertext. 1995. Disponível em: http://www2.iath.virginia.edu/public/jjm2f/rationale.html. Acesso em: 25 nov. 2021.
VELOSO, Renato dos Santos. Tecnologias da informação e da comunicação. São Paulo: Saraiva Uni, 2017. E-book.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Travessias Interativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.