PLANEJAMENTO E GESTÃO DO PROCESSO DE AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS: experiências de aprendizado no curso de Biblioteconomia
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10212Palavras-chave:
Biblioteconomia, Automação, Biblivre, Biblioteca escolarResumo
Apresenta-se o planejamento como ferramenta do processo de automação de bibliotecas com vista à gestão de serviços da biblioteca escolar. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, tendo como base o estudo de caso para relatar a experiência desenvolvida na disciplina de Automação em Unidades de Informação pelo curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Aventa-se o Biblivre como software para gerenciamento de acervo e a integração entre bibliotecas. Conclui-se que a automação potencializa as ações da biblioteca e garante controle, rapidez e precisão na recuperação da informação.Downloads
Referências
CAFÉ, L.; SANTOS, C.; MACEDO, F. Proposta de um método para escolha de software de automação de bibliotecas. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 30, n. 2, p. 70-79, maio/ago. 2001.
CÔRTE, A. R. et al. Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares. Rev. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 241-256, set./dez. 1999 (online).
______.; BANDEIRA, S. P. Biblioteca Escolar. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2011.
HUBNER, E.; GUILHERME, R. C. Softwares livres para bibliotecas: uma ferramenta para a democratização do acesso à informação bibliográfica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 22., 2009, Bonito, MS. Anais... Bonito, MS: FEBAB; ABDF, 2009. Disponível em:<http://bibliodata.ibict.br/geral/docs/software_livre_para_bibliotecas.pdf>. Acesso em: 3
jul. 2017.
JULIANO. Plano Diretor de Informática, 2007. Disponível em:
. Acesso em: 4 jun 2017.
MANUAL Biblivre versão 4.1. Rio de Janeiro: Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional – SABIN, 2014.
MARASCO, L. C.; MATTES, R. N. Avaliação e seleção de software para automação de centros de documentação e bibliotecas. Informação & Informação, Londrina, v. 3, n. 1, p. 15-24, jan./jun.1998.
RODRIGUES, A. M. M.; PRUDÊNCIO, R. B. C. Automação: a inserção da biblioteca na tecnologia da informação. Biblionline, João Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009.
SANTOS, M. C. Plano Diretor de Informática. Bate Byte. Curitiba, CELEPAR, nov.2006.
SILVA, J. F. M. da. Software livre: modelos de seleção como subsídio à gestão bibliotecária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22; 2007. Brasília. Anais... Brasília: FEBAB; ABDF, 2007. 1 CD-ROM.
TEIXEIRA, C. M. S.; REIS, E. T. S. Automação de sistemas em bibliotecas. São Luís: UFMA, 2013.
______. et al. Software livre em bibliotecas públicas escolares na área Itaqui-Bacanga em São Luís/MA: estudos de casos. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/23145>. Acesso em: 1 mar. 2018.
______.; MARINHO, R. R. A prática de ensino e a gestão de automação de unidades de informação. RBBD, Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 2403-2418, dez. 2017. Disponível em:
<https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/958>. Acesso em: 1 mar. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A ConCI adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A ConCI considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na ConCI, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela ConCI.