Práticas educativas e curriculares desenvolvidas no Curso de graduação em Biblioteconomia

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DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13687

Resumo

Análise das necessidades formativas e do perfil profissional, elementos que são entendidos como produto das relações sociais mediadas pelas atividades humanas, mas que, ao longo do processo de formação profissional, sofrem significativas mudanças, pois tornam-se reflexo das transformações ocorridas no contexto em que estão inseridos. O objetivo deste ensaio é trazer a lume a preocupação com determinadas expectativas formativas do processo de profissionalização do bibliotecário e do mundo do trabalho informacional, de modo a destacar as competências de gestão necessárias ao exercício profissional em contextos de relações sistêmicas, complexas e incertas. As reflexões se pautam em aspectos teóricos sobre práticas docentes e na experiência
desenvolvida no curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).Toma-se como ponto de referência o componente curricular ‘Planejamento em unidades de informação’. É um relato de experiência de natureza qualitativa, caráter descritivo e que objetiva registrar uma situação real, baseada no trabalho cotidiano ou nas experiências de sala de aula, bem como elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas.De acordo com a perspectiva teórica adotada, essas situações só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Conclui-se que a formação profissional de bibliotecários nos cursos de graduação possui fragilidades empíricas, sendo que as principais são: fragmentação do ensino entre conteúdos,repasse do conhecimento prático-conceitual e ausência de adequada visão geral e sistêmica de organização/empresa.

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Biografia do Autor

Raimunda Ramos Marinho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Professora Assistente do Departamento de Biblioteconomia – UFMA.

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Publicado

2020-05-20

Como Citar

MARINHO, Raimunda Ramos. Práticas educativas e curriculares desenvolvidas no Curso de graduação em Biblioteconomia. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 2, n. 3, p. 141–170, 2020. DOI: 10.33467/conci.v2i3.13687. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/13687. Acesso em: 22 dez. 2024.