Práticas educativas e curriculares desenvolvidas no Curso de graduação em Biblioteconomia
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13687Resumen
Análise das necessidades formativas e do perfil profissional, elementos que são entendidos como produto das relações sociais mediadas pelas atividades humanas, mas que, ao longo do processo de formação profissional, sofrem significativas mudanças, pois tornam-se reflexo das transformações ocorridas no contexto em que estão inseridos. O objetivo deste ensaio é trazer a lume a preocupação com determinadas expectativas formativas do processo de profissionalização do bibliotecário e do mundo do trabalho informacional, de modo a destacar as competências de gestão necessárias ao exercício profissional em contextos de relações sistêmicas, complexas e incertas. As reflexões se pautam em aspectos teóricos sobre práticas docentes e na experiência
desenvolvida no curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).Toma-se como ponto de referência o componente curricular ‘Planejamento em unidades de informação’. É um relato de experiência de natureza qualitativa, caráter descritivo e que objetiva registrar uma situação real, baseada no trabalho cotidiano ou nas experiências de sala de aula, bem como elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas.De acordo com a perspectiva teórica adotada, essas situações só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Conclui-se que a formação profissional de bibliotecários nos cursos de graduação possui fragilidades empíricas, sendo que as principais são: fragmentação do ensino entre conteúdos,repasse do conhecimento prático-conceitual e ausência de adequada visão geral e sistêmica de organização/empresa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ConCI adopta la Licencia CC BY 4.0 , donde los licenciatarios tienen derecho a copiar, distribuir, exhibir y ejecutar el trabajo y realizar trabajos derivados de él, siempre que se dé el debido crédito al autor o al licenciante.
El ConCI considera que el autor posee los derechos de autor sobre su producción, pero el autor debe estar de acuerdo en otorgarle a la revista el derecho a la primera publicación. Además, el autor debe estar de acuerdo en que:
• En cualquier publicación en repositorios institucionales, capítulos de libros u otras producciones resultantes de trabajos publicados en ConCI, se debe dar el debido crédito a la publicación inicial.
• están autorizados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos así como incrementar el impacto y citación del trabajo publicado por ConCI.