ExpoROI:
dinâmicas no ensino de Organização da Informação no curso de Gestão da Informação
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13694Resumo
Um dos desafios no ensino em Ciência da Informação é aproximar as situações e problemas de informação cotidianos da teoria habitual em sala de aula. No curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Pernambuco é previsto que dentre outras competências, o gestor tenha atitudes e habilidades pautadas na representação, organização e
sistematização de informações, utilizando-se dos resultados desses processos para embasar a tomada de decisão de seus clientes e nas organizações onde atua, o que é possível com um alinhamento entre teoria e prática nas disciplinas de Organização da Informação. O objetivo deste trabalho foi descrever as dinâmicas adotadas na disciplina Recursos para Organização da Informação e os processos desenvolvidos com os alunos, que culminaram na primeira Exposição de Recursos para Organização da Informação - ExpoROI. Em um primeiro momento, discute-se os desafios no ensino da Organização da Informação e as questões que motivaram o desenvolvimento do trabalho. Em seguida, tem-se a perspectiva metodológica, a qual foi descritiva-qualitativa, com o detalhamento das etapas vivenciadas desde a apresentação e caracterização dos conteúdos de Recursos para Organização da Informação, as atividades em sala de aula e a culminância com a Exposição de Recursos para Organização da Informação. Como resultado, percebeu-se que a aproximação dos conteúdos teóricos com o cotidiano vivenciado pode incentivar de modo mais eficiente os diagnósticos e aplicações das ferramentas de Organização da Informação, o que foi expresso com os 11 trabalhos desenvolvidos. As avaliações positivas por parte dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação que figuraram como comissão julgadora, além da autoavaliação dos discentes participantes confirmaram a premissa inicial de forma exitosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A ConCI adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A ConCI considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na ConCI, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela ConCI.