ExpoROI:
dinâmicas no ensino de Organização da Informação no curso de Gestão da Informação
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13694Resumen
Um dos desafios no ensino em Ciência da Informação é aproximar as situações e problemas de informação cotidianos da teoria habitual em sala de aula. No curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Pernambuco é previsto que dentre outras competências, o gestor tenha atitudes e habilidades pautadas na representação, organização e
sistematização de informações, utilizando-se dos resultados desses processos para embasar a tomada de decisão de seus clientes e nas organizações onde atua, o que é possível com um alinhamento entre teoria e prática nas disciplinas de Organização da Informação. O objetivo deste trabalho foi descrever as dinâmicas adotadas na disciplina Recursos para Organização da Informação e os processos desenvolvidos com os alunos, que culminaram na primeira Exposição de Recursos para Organização da Informação - ExpoROI. Em um primeiro momento, discute-se os desafios no ensino da Organização da Informação e as questões que motivaram o desenvolvimento do trabalho. Em seguida, tem-se a perspectiva metodológica, a qual foi descritiva-qualitativa, com o detalhamento das etapas vivenciadas desde a apresentação e caracterização dos conteúdos de Recursos para Organização da Informação, as atividades em sala de aula e a culminância com a Exposição de Recursos para Organização da Informação. Como resultado, percebeu-se que a aproximação dos conteúdos teóricos com o cotidiano vivenciado pode incentivar de modo mais eficiente os diagnósticos e aplicações das ferramentas de Organização da Informação, o que foi expresso com os 11 trabalhos desenvolvidos. As avaliações positivas por parte dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação que figuraram como comissão julgadora, além da autoavaliação dos discentes participantes confirmaram a premissa inicial de forma exitosa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ConCI adopta la Licencia CC BY 4.0 , donde los licenciatarios tienen derecho a copiar, distribuir, exhibir y ejecutar el trabajo y realizar trabajos derivados de él, siempre que se dé el debido crédito al autor o al licenciante.
El ConCI considera que el autor posee los derechos de autor sobre su producción, pero el autor debe estar de acuerdo en otorgarle a la revista el derecho a la primera publicación. Además, el autor debe estar de acuerdo en que:
• En cualquier publicación en repositorios institucionales, capítulos de libros u otras producciones resultantes de trabajos publicados en ConCI, se debe dar el debido crédito a la publicación inicial.
• están autorizados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos así como incrementar el impacto y citación del trabajo publicado por ConCI.