Ações de marketing científico digital das revistas vinculadas aos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, e em Gestão da Informação, no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v5i.16881

Palavras-chave:

Divulgação científica. Marketing científico. Marketing digital. Mídias sociais. Periódico científico.

Resumo

A publicação de artigos em periódicos científicos possibilita ascensão de cientistas e divulgação do conhecimento produzido no ambiente acadêmico. Este conhecimento ultrapassa as fronteiras das instituições de ensino e pesquisa ao ser compartilhado em plataformas online. A pesquisa objetiva analisar as ações de marketing científico digital de revistas científicas vinculadas aos programas de pós-graduação em Ciência da Informação e/ou em Gestão da Informação, de universidades federais brasileiras, com programas em funcionamento e listados na Plataforma Sucupira.  O estudo tem natureza exploratória, descritiva e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados contempla sete revistas e suas iniciativas de marketing obtidas de maneira ativa nos websites dos periódicos, e em seus perfis nas seguintes plataformas de divulgação científica: canal no YouTube, programa de podcast, e perfil pessoal ou comercial no Twitter, Instagram e Facebook. Relata que os periódicos concentram quase 80% das ações de marketing em uma única plataforma, onde as revistas possuem menos de 10% de audiência; e não produzem conteúdo para plataformas com crescimento de público, como programa de podcast. Conclui que as ações de marketing dos periódicos carecem de desenvolvimento quanto à periodicidade das publicações; à presença nas principais mídias sociais e plataformas de divulgação científica; e à forma e ao conteúdo das publicações. Estas deficiências são sanáveis a partir da criação e aplicação de um plano de marketing adequado às necessidades de cada periódico. 

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

ARAÚJO, Paula Carina de; NOBRE, Rafael de Souza; DO CARMO DUARTE FREITAS, Maria. Ações de marketing científico digital das revistas vinculadas aos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, e em Gestão da Informação, no Brasil . ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 5, n. dossiê, p. 1–26, 2022. DOI: 10.33467/conci.v5i.16881. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/16881. Acesso em: 22 dez. 2024.