BU CAPACITA
relato de experiência em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v5i.17287Palavras-chave:
Biblioteca universitária, covid-19, relato de experiência, Treinamento de usuário, Serviços de informação.Resumo
Este relato de experiência na Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas no projeto BU Capacita e mensurar o alcance das capacitações realizadas em 2020 e 2021. Surge do questionamento: Quais foram os reflexos das atividades desenvolvidas no BU Capacita? Cientes da transição de paradigmas pelas quais as Bibliotecas Universitárias (BUs) e seus profissionais se depararam, este relato busca disseminar a experiência e ressaltar a necessidade das BUs mapearem as oportunidades que surgem em meio à virtualização. Para fundamentá-lo foi realizado levantamento bibliográfico na base de dados Brapci por título e assunto, com as palavras-chave (“biblioteca universitária” AND (covid-19 OR pandemia OR “infecções por coronavirus”)), considerando artigos e relatos de experiência. O BU Capacita superou as expectativas em virtude da variedade temática e abrangência: foram 40 capacitações realizadas no período de janeiro de 2020 e dezembro de 2021, no Canal do YouTube da BU Udesc, totalizando 4.140 participantes. Os principais reflexos do BU Capacita percebidos pelo Grupo de Trabalho (GT) de Capacitações foram: visibilidade da BU Udesc perante a comunidade interna e externa, crescimento da demanda de capacitações pelos docentes, aumento do número de inscritos no canal da BU Udesc, colaboração entre os bibliotecários dos centros de ensino, crescimento na produção de conteúdo para mídias sociais, criação de novos tutoriais para o canal do YouTube, desenvolvimento de novas habilidades e competências dos participantes do GT, dentre outros. Observa-se uma tendência de virtualização e especialização dos serviços informacionais, cabendo aos bibliotecários desenvolverem suas capacidades e habilidades para atenderem as exigências e expectativas da comunidade acadêmica.
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