A MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA AOS SURDOS UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DOS QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10234Keywords:
Didática, Ensino Superior, Inclusão Social, Formação do Leitor. Mediação, SurdosAbstract
A presente comunicação descreve projeto de pesquisa em andamento, que tem como objetivo a verificação do potencial de mediação da leitura literária para universitários surdos, por meio da utilização do recurso já disponível e acessível das adaptações na linguagem das histórias em quadrinhos. A contribuição esperada no campo da Ciência da Informação se refere às teorias e práticas da mediação de leitura e formação do leitor em diferentes ambientes sociais e unidades de informação, como praticada pelos profissionais do ramo, a saber: bibliotecários, documentalistas, gestores da informação e congêneres. De modo axial, ou seja, dentro do mesmo eixo de atuação, beneficiará professores, educadores, docentes, intérpretes, familiares e outros atores sociais diretamente atuantes na educação formal, informal e não-formal de surdos. O método utilizado será o hipotético-dedutivo, sob os princípios de Popper. A abordagem de pesquisa será antropológica e o trabalho de campo obedecerá roteiro baseado em pesquisa-ação, com adoção de instrumentos de observação quali-quantitativos e registros etnográficos concomitantes às observações em campo (fotografias e, se possível, registros fílmicos). A análise utilizada será de caráter misto, no desenvolvimento de estudo correlacional de variáveis independentes sob manipulação ao longo do período de observação. O desenho do experimento aplicável ao grupo-teste (universitários surdos) se propõe a trabalhar em nível individual e grupal, mediante a expressão de escalas de categorias teóricas previamente coletadas na literatura especializada, medindo níveis de satisfação, assim como a resposta às questões abertas, para a prospecção de indicadores em metodologia observacional pós-indexada. Verificou-se que o desenvolvimento dessa pesquisa e de outras congêneres se articula com os esforços em nível nacional e mundial no século XXI, pela disseminação da informação e do conhecimento, como fator de progresso social científico, melhoria da qualidade de vida e concretização do potencial individual e coletivo dos discentes brasileiros integrados ao ensino superior, mediante suas particularidades.Downloads
References
BARI, Valéria Aparecida. A quadrinhização como recurso de mediação da leitura literária do surdo. In: MODENESI, T. V. (Org.); BRAGA Júnior, A. X. (Org.). Quadrinhos & Educação: procedimentos didáticos. Recife: Faculdade dos Guararapes/Laureate International Universities, 2015. (Quadrinhos & Educação, v. 2)
______. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. 2008. 248 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-27042009-121512/pt-br.php>. Acesso 25 jul. 2016.
______; CARDOSO, Flávia Pieretti. A mediação de leitura literária para surdos por meio da adaptação para a linguagem das histórias em quadrinhos. Revista Espaço, Rio de Janeiro: INES, n. 47, p. 169-187, jan./jul. 2018. ISSN 2525-6203.
______.; FERREIRA, Shirley dos Santos. A apropriação da leitura literária por meio das histórias em quadrinhos: prática da Educomunicação. Revista Interfaces Científicas, Aracaju: UNIT, v. 5, n. 2, p. 29-40, fev. 2017. ISSN 2316-3828.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
______. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003.
CORRÊA, Isabella; SANTANA, Glêyse Santos; BARI, Valéria Aparecida. A importância das hipóteses para as ciências humanas segundo Karl Popper. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (EDUCON), 8.,2014, São Cristóvão/SE. Anais... São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2014. p. 1-9.
LUSSATO, Bruno. Informação, comunicação e sistemas. Lisboa: Dinalivro, 1991.
SILVA, Armando Malheiro da. Mediações e mediadores em Ciência da Informação.
Prisma.com, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CETAC-Media, n. 9, p. 1-37, 2010. ISSN 1646 – 3153.
VEER, René Van Der; VALSINER, Jaan. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
ConCI adopts the CC BY 4.0 License , where licensees have the right to copy, distribute, display and perform the work and make derivative works from it, provided that due credit is given to the author or licensor.
ConCI considers that the author holds the copyright on his/her production, but the author must agree to grant the journal the right to the first publication. In addition, the author must agree that:
• in any publications in institutional repositories, book chapters or other productions resulting from works published in ConCI, due credit must be given to the initial publication.
• are authorized to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any time before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the work published by ConCI.