A MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA AOS SURDOS UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DOS QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10234Palabras clave:
Didática, Ensino Superior, Inclusão Social, Formação do Leitor. Mediação, SurdosResumen
A presente comunicação descreve projeto de pesquisa em andamento, que tem como objetivo a verificação do potencial de mediação da leitura literária para universitários surdos, por meio da utilização do recurso já disponível e acessível das adaptações na linguagem das histórias em quadrinhos. A contribuição esperada no campo da Ciência da Informação se refere às teorias e práticas da mediação de leitura e formação do leitor em diferentes ambientes sociais e unidades de informação, como praticada pelos profissionais do ramo, a saber: bibliotecários, documentalistas, gestores da informação e congêneres. De modo axial, ou seja, dentro do mesmo eixo de atuação, beneficiará professores, educadores, docentes, intérpretes, familiares e outros atores sociais diretamente atuantes na educação formal, informal e não-formal de surdos. O método utilizado será o hipotético-dedutivo, sob os princípios de Popper. A abordagem de pesquisa será antropológica e o trabalho de campo obedecerá roteiro baseado em pesquisa-ação, com adoção de instrumentos de observação quali-quantitativos e registros etnográficos concomitantes às observações em campo (fotografias e, se possível, registros fílmicos). A análise utilizada será de caráter misto, no desenvolvimento de estudo correlacional de variáveis independentes sob manipulação ao longo do período de observação. O desenho do experimento aplicável ao grupo-teste (universitários surdos) se propõe a trabalhar em nível individual e grupal, mediante a expressão de escalas de categorias teóricas previamente coletadas na literatura especializada, medindo níveis de satisfação, assim como a resposta às questões abertas, para a prospecção de indicadores em metodologia observacional pós-indexada. Verificou-se que o desenvolvimento dessa pesquisa e de outras congêneres se articula com os esforços em nível nacional e mundial no século XXI, pela disseminação da informação e do conhecimento, como fator de progresso social científico, melhoria da qualidade de vida e concretização do potencial individual e coletivo dos discentes brasileiros integrados ao ensino superior, mediante suas particularidades.Descargas
Citas
BARI, Valéria Aparecida. A quadrinhização como recurso de mediação da leitura literária do surdo. In: MODENESI, T. V. (Org.); BRAGA Júnior, A. X. (Org.). Quadrinhos & Educação: procedimentos didáticos. Recife: Faculdade dos Guararapes/Laureate International Universities, 2015. (Quadrinhos & Educação, v. 2)
______. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. 2008. 248 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-27042009-121512/pt-br.php>. Acesso 25 jul. 2016.
______; CARDOSO, Flávia Pieretti. A mediação de leitura literária para surdos por meio da adaptação para a linguagem das histórias em quadrinhos. Revista Espaço, Rio de Janeiro: INES, n. 47, p. 169-187, jan./jul. 2018. ISSN 2525-6203.
______.; FERREIRA, Shirley dos Santos. A apropriação da leitura literária por meio das histórias em quadrinhos: prática da Educomunicação. Revista Interfaces Científicas, Aracaju: UNIT, v. 5, n. 2, p. 29-40, fev. 2017. ISSN 2316-3828.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
______. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003.
CORRÊA, Isabella; SANTANA, Glêyse Santos; BARI, Valéria Aparecida. A importância das hipóteses para as ciências humanas segundo Karl Popper. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (EDUCON), 8.,2014, São Cristóvão/SE. Anais... São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2014. p. 1-9.
LUSSATO, Bruno. Informação, comunicação e sistemas. Lisboa: Dinalivro, 1991.
SILVA, Armando Malheiro da. Mediações e mediadores em Ciência da Informação.
Prisma.com, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CETAC-Media, n. 9, p. 1-37, 2010. ISSN 1646 – 3153.
VEER, René Van Der; VALSINER, Jaan. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ConCI adopta la Licencia CC BY 4.0 , donde los licenciatarios tienen derecho a copiar, distribuir, exhibir y ejecutar el trabajo y realizar trabajos derivados de él, siempre que se dé el debido crédito al autor o al licenciante.
El ConCI considera que el autor posee los derechos de autor sobre su producción, pero el autor debe estar de acuerdo en otorgarle a la revista el derecho a la primera publicación. Además, el autor debe estar de acuerdo en que:
• En cualquier publicación en repositorios institucionales, capítulos de libros u otras producciones resultantes de trabajos publicados en ConCI, se debe dar el debido crédito a la publicación inicial.
• están autorizados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos así como incrementar el impacto y citación del trabajo publicado por ConCI.