ADOÇÃO DA OPEN PEER REVIEW NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DOI :
https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10269Mots-clés :
Avaliação aberta - Adoção, Portal de Periódicos, ManuscritosRésumé
A avaliação por pares, seja ela blind ou open review configura-se como procedimento que concede aos manuscritos o status de confiabilidade tornando-os aptos à divulgação a acesso do público. Sendo assim, a avaliação aberta, foco desse estudo, ergue-se como um mecanismo inovador que possibilita aos protagonistas do enredo editorial, tomarem conhecimento não apenas das identidades, mas dos pareceres emitidos ao longo do fluxo avaliativo, o que fomenta o debate, a transparência e a construção colaborativa da ciência. Neste sentido tem-se como objetivo primordial analisar a viabilidade de adoção da open peer review nas revistas alojadas no Portal de periódicos da Universidade Federal da Paraíba. A fim de alcançar os objetivos propostos, utilizou-se survey como método de investigação para o universo da pesquisa, composto por 45 periódicos classificados de A1 a B5 de acordo com a avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, sendo enviado o questionário, via e-mail, aos respectivos editores a cada dez dias entre os meses de fevereiro e março de 2018. Ao final a amostra agrupou 14 editores (31,11%). Quanto aos resultados, é válido ressaltar que boa parte dos editores (57%) tem interesse em adotar a avaliação aberta em seu métier.Téléchargements
Références
AMSEN, E. What is open peer review? 2014. Disponível em:
<http://blog.f1000research. com/2014/5/21/what-is- open-peer-review>. Acesso em: 16 mar. 2018.
DE COURSEY, T. Perspective: the pros and cons of open peer review. Nature, 2006. Disponível em: <https://www.nature.com/nature/peerreview/debate/nature04991.html>. Acesso em: 15 mar. 2018.
FORD, E. Defining and characterizing open peer review: a review of the literature. Portland: Portland State University, 2013.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação dos dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Brinquet de Lemos Livros, 1999.
MUELLER, S. P. M. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
NASSI-CALÒ, L. Avaliação por pares: modalidades prós e contras. SciELO em Perspectiva, [S. l.], mar. 2015. Não paginado. Disponível em: <http://blog.scielo.org/blog/2015/03/27/avaliacao-por-pares-modalidades-pros-econtras/#. WruogojwZPY>. Acesso em: 15 mar. 2018.
______. Aumenta a adoção de avaliação por pares aberta. SciELO em Perspectiva, [S. l.], jan. 2017. Não paginado. Disponível em: <http://blog.scielo.org/blog/2017/01/10/aumenta-a-adocao-de-avaliacao-por-paresaberta/#.WrwfB4jwZPZ>. Acesso em: 15 mar. 2018.
PAVAN, C.; STUMPF, I. R. C. Avaliação pelos pares nas revistas brasileiras de ciência da informação: procedimentos e percepções dos atores. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 14, n. 28, p. 73-92, 2009.
PODRANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.
SPINAK, E. Sobre as vinte e duas definições de avaliação aberta... e mais. SciELO em Perspectiva, [S. l.], fev. 2018. Não paginado. Disponível em: <http://blog.scielo.org/blog/2018/02/28/sobre-as-vinte-e-duas-definicoes-de-revisaopor-pares-aberta-e-mais/#.Wr0Zg4jwZPY>. Acesso em: 15 mar. 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
ConCI adopte la licence CC BY 4.0 , selon laquelle les titulaires de licence ont le droit de copier, distribuer, afficher et exécuter le travail et d'en faire des travaux dérivés, à condition que le crédit en soit accordé à l'auteur ou au concédant de licence.
ConCI considère que l'auteur détient les droits d'auteur sur sa production, mais l'auteur doit accepter d'accorder à la revue le droit à la première publication. De plus, l'auteur doit accepter que :
• dans toute publication dans des dépôts institutionnels, chapitres de livres ou autres productions résultant d'ouvrages publiés dans ConCI, le crédit doit être accordé à la publication initiale.
• sont autorisés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple, dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs et augmenter l'impact et la citation du travail publié par ConCI.