Contribuições da cocriação de valor a partir das VGIs para o planejamento e a gestão do turismo em São Cristóvão/SE: análise de comentários do Instagram
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v6i.20090Palavras-chave:
Plataformas digitais, VGIs, cocriação de valor, planejamento e gestão, São CristóvãoResumo
Esta pesquisa considera a relevância da colaboração no turismo em suas diversas instâncias (ambiental, social, econômica e comercial), tendo como suporte as plataformas digitais e o uso dos conteúdos voluntários disponíveis. Nesse sentido, evocamos a teoria da cocriação de valor (Phahalad; Rasmaswamy, 2004; Vargo; Lusch, 2008), a fim de destacar que a colaboração acontece sinergicamente por meio da valorização, por parte dos gestores, das informações produzidas pelos consumidores acerca de seus serviços e/ou produtos. Assim, relacionamos a produção de informações voluntárias (VGIs) como dispositivos de cocriação de valor em publicações sobre turismo no perfil do Instagram da Prefeitura de São Cristóvão/SE. Para tanto, busca-se apontar como a elaboração de VGIs por turistas e residentes no Instagram da Prefeitura Municipal de São Cristóvão/SE, enquanto mecanismo de cocriação de valor, pode contribuir com os processos de planejamento e gestão do turismo local. Desta forma, optou-se por adotar a pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, levantamento bibliográfico e análise do perfil do Instragram da Prefeitura Municipal de São Cristóvão. Verificou-se que a falta de informações acerca do destino, conforme apontam turistas e residentes de São Cristóvão, é uma problemática latente e que perdura ao longo tempo, sugerindo a valorização das avaliações/comentários como fonte de dados relevantes para auxiliar os processos de planejamento e gestão do turismo.
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