O DIREITO À RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO PELO SEU DESCUMPRIMENTO

Autores

  • Mayara de Carvalho Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Resumo

Do Estado Absolutista até então, a evolução da responsabilidade civil do Estado perpassou pela total irresponsabilidade até alcançar a responsabilidade de cunho objetivo, baseada no risco administrativo. Se a evolução foi marcante quanto aos atos do Poder Executivo e, de certa parte, quanto aos do Legislativo, a doutrina e jurisprudência nacional, em grande monta, permanecem tímidos quanto a esse reconhecimento no âmbito do Judiciário. Nesse contexto, essa pesquisa buscou fundamentar a possibilidade de responsabilização do Poder Público pelos atos do Judiciário que afrontem a duração razoável do processo. Para tanto, partiu-se de pesquisa bibliográfica nacional e estrangeira; de análise de documentos, com destaque os relatórios do Judiciário formulados pelo Conselho Nacional de Justiça; de legislação brasileira, internacional e comunitária sobre o tema; e de análise do Direito comparado. A partir dos dados obtidos, chegou-se a conclusão de que o congestionamento processual é ainda superior nos processos em fase de execução e que o Estado deve reparar os danos causados pela morosidade excessiva em razão da condição de agente estatal do magistrado, do dever estatal de prestar tutela jurisdicional qualificada e do direito humano fundamental à duração razoável do processo. Ao final, foram propostos alguns parâmetros para o computo e a valoração do tempo na duração razoável do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara de Carvalho Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba, advogada e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2014-08-16

Como Citar

ARAÚJO, Mayara de Carvalho. O DIREITO À RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO PELO SEU DESCUMPRIMENTO. Diké (UFS), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 52 a 68, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/dike/article/view/2873. Acesso em: 22 dez. 2024.