Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O Trabalho deverá ser inédito e original. Na última hipótese, quando o trabalho for aceito para publicação, o (s) autor(es) deverá(ão) assinar termo de originalidade. Ademais, o trabalho não poderá estar sujeito a avaliação para publicação noutra revista.
  • Os trabalhos poderão conter até 03 (três) autores.
  • Serão aceitos trabalhos de graduandos, desde que feitos com um mestrando.
  • Os trabalhos poderão conter até 03 (três) autores.
  • O autor deverá encaminhar 02 arquivos, um com identificação e outro sem identificação.
  • Apenas serão aceitos arquivos em Word (.docx).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

     

Diretrizes para Autores

  • O texto deverá ter extensão de no mínimo 20 (vinte)  e no máximo 30 (trinta)  páginas, com espaçamento entrelinhas de 1,5 cm e espaçamento antes e depois dos parágrafos de 0pt. Além disso, o texto deverá estar justificado (com exceção do título, que deverá ser centralizado), incluídas as referências bibliográficas e notas. Dever-se-á recuar a primeira linha em 1,5 cm, apenas no texto contido dentro dos tópicos Introdução, Desenvolvimento e Conclusão (com exceção das citações diretas com mais de 03 linhas).

 

  • A estrutura do texto será organizada, obrigatoriamente, da seguinte maneira:

 

Título: o título deve conter no máximo 240 caracteres, incluindo os espaços. O Título deverá ser escrito em caixa alta, centralizado, tamanho 12, fonte Times New Roman e em negrito.

  

Título traduzido: quando o artigo for escrito em português, sua tradução deverá ser em inglês, e, quando o trabalho for escrito em outro idioma (inglês, espanhol ou francês), a tradução será para o português. A tradução do título deverá ser formatada em caixa alta, centralizada, tamanho 12, fonte Times New Roman, em itálico e sem negrito.

 

Nome do (s) autor (es) alinhado (s) à Direita, com nota de rodapé contendo breve currículo do autor, sendo indispensável conter: Link do ORCID e do Currículo Lattes, e-mail, instituição a que está vinculado e titulação. Fonte Times New Roman e tamanho 12.

 

Resumo de no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras. O resumo deverá ser formatado da seguinte forma: fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12 e espaçamento entrelinhas simples.

 

Logo abaixo do resumo, adicionar-se-á palavras-chave, tamanho 12, justificado, contendo 05 palavras-chave separadas por ponto e vírgula (;).

 

Tradução do resumo para o inglês (abstract) (ou português, quando o artigo for escrito em outro idioma), com no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras (obedecendo as regras de formação do subitem ‘’IV’’).

 

Logo abaixo do resumo traduzido, adicionar-se-á palavras-chave traduzidas para o inglês (ou português, quando o artigo for escrito em inglês, espanhol ou francês), tamanho 12, justificado, contendo 05 (cinco) palavras-chave separadas por ponto e vírgula (;).

 

Introdução.

 

Desenvolvimento (não necessariamente atribuindo esse título ao tópico).

 

Conclusão.

 

Referências: os itens bibliográficos deverão estar listados em ordem alfabética, com observância às normas da ABNT e com espaçamento simples.

 

Citações, quando não excederem o número de três linhas, deverão ser feitas no corpo do parágrafo, com o uso de aspas, sem itálico ou negrito. Quando tiverem mais de três linhas, deverão ser destacadas do corpo do parágrafo, com recuo de 4 cm à margem esquerda, na mesma fonte do texto (Times New Roman), em espaçamento simples, alinhamento justificado e sem recuo da primeira linha.

 

As citações diretas e indiretas deverão obedecer a formatação autor/data.

 

As ilustrações, isto é, mapas, gráficos, desenhos, tabelas e exposições do gênero, precisam conter título e numeração, o mais próximo do elemento ao qual faz alusão, indicando tanto a fonte quanto o autor.

 

Imagens: se o artigo contiver imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, esses deverão ser encaminhados em formato original (.jpeg, .png, .tiff) e em arquivos separados (não inseridos no interior do próprio texto), com resolução mínima de 300 dpi. No arquivo referente ao texto, deverá ser indicado através da inserção das legendas (no idioma do artigo e também em inglês), o local aproximado onde devem ser inseridas as figuras, gráficos, tabelas e/ou quadros.

 

As notas de rodapé deverão ter espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 10, sendo utilizadas exclusivamente para fins explicativos.

 

Margem superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm. O tamanho do papel deve ser A4.

 

Todos os trabalhos recebidos serão submetidos a pares competentes, indicados pelos membros do Conselho de Pareceristas Ad Hoc da Revista DIKÉ, aos quais caberá a decisão final sobre a publicação.

 

Caso qualquer dos dois pareceristas anônimos entenda pela rejeição do artigo para publicação, o parecer de que constar essa opinião será enviado para o autor. Desse modo, o autor do artigo submetido poderá, dentro de prazo previamente estipulado, adaptar o texto ou justificar a manutenção do formato original, cabendo a decisão final sobre a publicação ou não do artigo a um terceiro avaliador.

 

Os trabalhos recebidos durante o ano e aprovados pelo Conselho não necessariamente serão publicados nos números da Revista do mesmo ano, podendo ser publicados em números ulteriores.

 

  • É de responsabilidade única e exclusiva do autor a obediência à legislação autoral e de proteção de dados pessoais vigentes no país.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Ao submeter o trabalho, o (s) autor (s) concorda (m) com a coleta dos seus dados pessoais, na forma do art. 5º, XI, c/c art. 7º, I, ambos da Lei nº 13.709/2018 (LGPD), para fins exclusivos de avaliação e publicação do trabalho científico, estando ciente que as informações concedidas no ato de submissão serão acessadas pela equipe editorial, com respeito aos princípios norteadores do art. 2º da Lei nº 13.709/2018 (LGPD).

 

Em caso de submissão de pesquisa envolvendo seres humanos como objeto de estudo (caso análogo, trabalhos que contenham entrevista, questionário, observação, informações coletadas em Bancos de Dados entre outras formas), o trabalho deverá obediência ao procedimento do art. 13 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), devendo, em especial, não revelar os dados pessoais dos sujeitos envolvidos no trabalho, conforme art. 13, § 1º, da LGPD.

 

Ainda que o artigo 13 da LGPD professe parâmetros apenas para pesquisas da temática saúde pública, a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), a quem incumbe interpretar a LGPD, recomenda que o regime jurídico extraordinário para pesquisas científicas seja aplicado a quaisquer pesquisas, isto é, independente da temática abordada. Dessa forma, a Revista DIKÉ segue firmemente as diretivas da ANPD.

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros estranhos a equipe editorial.