O uso do Google Classroom em contextos híbridos: uma análise das práticas interativas no ensino-aprendizagem de línguas
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.110266.107-120Resumo
Neste estudo, investigo as possibilidades de uso da plataforma Google Classroom para potencializar as interações entre professor e estudantes em um contexto de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola, na modalidade híbrida, que combina momentos e práticas presenciais e virtuais. O objetivo principal é identificar as funcionalidades e contribuições dos recursos disponíveis nesse ambiente para potencializar a interação, criação e compartilhamento de conhecimentos na língua-alvo, por meio do gênero fórum. Os princípios metodológicos utilizados correspondem à organização e análise dos dados e registros dos estudantes, coletados por meio dos recursos de comunicação disponíveis no ambiente virtual. Os resultados evidenciam vantagens da plataforma para potencializar a comunicação e interação e os desafios relacionados à ausência de algumas funcionalidades específicas para a constituição de fóruns que permitam organizar os tópicos discursivos.
Downloads
Referências
BARROS, Maria das Graças. A contribuição da interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa. 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: multimodalidade e ensino, Pernambuco, 2008, p.1-15. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Maria-Gracas-Barros.pdf
BARROS, Maria das Graças. CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. In: SOUSA, Robson P., MOITA, Filomena, M.C.S.C.; CARVALHO, Ana Beatriz G., (Orgs.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011, p. 209-232
BEZERRA, Benedito Gomes. Usos da Linguagem em Fóruns de Ead. Revista Investigações, Vol. 24, nº 2, 2011 p. 11-33.
BRITO R., V. El foro electrónico: una herramienta tecnológica para facilitar el aprendizaje colaborativo. Edutec. Revista Eletrónica de Tecnologia Educativa. n. 17, 2004.p. Disponível em: http://www.edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/532/266. Acesso em:
CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de; IVANOFF, Gregorio Bittar. Tecnologias que educam: ensinar e aprender com tecnologias da informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Ambientes Virtuais de aprendizagem de línguas: ferramentas, funcionalidades e implicações didáticas. In: COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva; TEIXEIRA, Wagner Barros; FERREIRA, Cacio José. Múltiplos olhares sobre o ensino de línguas: tecnologias de Informação e Comunicação. Manaus: Edua, 2017, p. 37-52
DAMASCENO, Handherson Leyltton Costa. Aprendizagem colaborativa e EAD: um estudo de caso. 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Educação: Comunidades e Aprendizagem em rede, Pernambuco, Anais..., 2012, p.1-14. Disponível em: http://nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2012/Handhersoncaso.pdf. Acesso em: 12 ago. 2018.
DIAS, Rosilâna Aparecida. LEITE, Lígia Silva. Educação a Distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
FUNO, Ludmila Belotti Andreu; ELSTERMANN, Anna-Katharina; SOUZA, Micheli Gomes de. Fóruns no ambiente Teleduc: reflexões sobre o papel dos mediadores e estratégias de gerenciamento de debates. RBLA, Belo Horizonte, v. 15, n. 1 , 2015, p. 31-59. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v15n1/1984-6398-rbla-15-01-00031.pdf. Acesso em: 12 ago. 2018.
GRASSI, Daiane; SILVA, Janiele Moiano da. Mediação pedagógica em fóruns de discussão nos cursos virtuais. Revista Novas Tecnologias na Educação, V. 8 Nº 1, EAD, 2010, p. 1-12. Disponível em: http://www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0008.htm. Acesso em: 12 ago. 2018.
MARTINS, Máximo E. ; GARBIN, Tânia Rossi. Mediação em fórum na Ead, uma postura que efetiva a educação colaborativa. 2011. Disponível em:< http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/52.pdf. Acesso em: 18 ago. 2018.
MESQUITA,Deleni; PIVA JR., Dilermando Piva; GARA,Elizabete Briani Macedo. Ambiente virtual de aprendizagem: conceitos, normas, procedimentos e práticas pedagógicas no ensino a distância. São Paulo: Editora Érica, 2014.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.
OLIVEIRA, Gerson Paste. O fórum em um ambiente virtual de aprendizado colaborativo. 2007. Disponível em: <http://www.pucsp.br/tead/n2/pdf/artigo3.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2018.
OTERO, Walter Ruben Iriondo; RIBEIRO, Luciano Maciel. Analisando as interações realizadas no Fórum de um curso ministrado na modalidade Educação a Distância. 17º Congresso Internacional de Educação a Distância, Manaus, 2011. Disponível em: Acesso em: 1 ago. 2018.
PAIVA, V. L. M.; RODRIGUES JR., A. S. Fóruns on-line: intertextualidade e footing na construção do conhecimento. In: I. L. Machado; R. Melo (Orgs.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004, p. 171-189.
RAMOS, Bruna Sola da Silva. Interações mediadas pela tecnologia digital: a experiência do fórum virtual em um projeto de educação à distância. In: XII Congresso Internacional de Educação a distância. Associação Brasileira de Educação a Distância, Florianópolis. 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/120tca3.pdf. Acesso em: 29 jan. 2018.
ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem. Alfa, São Paulo, 58 (1), 2014, p. 35-62 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/alfa/v58n1/02.pdf. Acesso em: 20 jan. 2018.
ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria; GABRIELLI, Kátia Silene; SOTO, Ucy. O fórum educacional em cursos virtuais de le como ferramenta de interação: uma análise crítica de duas experiências. III Encontro Nacional sobre Hipertexto, Belo Horizonte, 2009, p. 1-12. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/m-o/o-forum%20-ducacional.pdf
SCHERER, Suely. Comunidades virtuais de aprendizagem: habitantes, visitantes e transeuntes. XIV Congresso Internacional de Educação a distância. Santos, 2008, p.1-8 Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/511200835743PM.pdf. Acesso em: 12 jul. 2018.
SILVA, Elaine Leite Araujo. O Fórum de Discussão como Espaço de Reflexão sobre as Novas Tecnologias no Ensino-Aprendizagem de línguas na formação dos graduandos da Faculdade de Letras da UFJF. III Encontro Nacional sobre Hipertexto, Belo Horizonte, 2009, p. 1-9. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/m-o/o-forum-de-discussao.pdf. Acesso em: 2 mar. 2018.
SOUZA, Cláudia de Fátima de; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Fórum como ferramenta de aprendizagem colaborativa na educação a distância. Anais... IX Congresso Nacional de Educação Educere. Paraná, 2009, p. 1377-1389.
SOUZA, E. V. As possibilidades de análise dos fóruns de EAD sob a ótica das teorias discursivas e pós-modernas. Pesquisa em Discurso Pedagógico, v. 1, 2010, p. 1-16. Disponível em: <http://www.maxwell.lambda.ele.pucio.br/rev_discurso.php?strSecao=input0 > Acesso em: 15 fev. 2018.
UCHÔA, Kátia Cilene Amaral ; UCHÔA, Joaquim Quinteiro . Uma Análise Sobre Avaliação Colaborativa em Fórums de Discussão. Novas tecnologias na educação. V. 10 Nº 3, Rio Grande do Sul, 2012, p. 1-10. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo20/artigos/1b-katia.pdf. Acesso em: 12 ago. 2018.
WAQUIL, Márcia Paul; BEHAR, Patricia Alejandra. Princípios da pesquisa científica para investigar ambientes virtuais de aprendizagem sob o ponto de vista do pensamento complexo. In: BEHAR, Patricia Alejandra e colaboradores. Modelos pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 146-178.
ZANETTE, Elisa Netto et al. O ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação: um processo investigativo. In. ZANETTE, Elisa Netto; GIACOMAZZO, Graziela Fátima; FIUZA, Patrícia Jantsch. Tecnologias e Inovações nas práticas pedagógicas: trajetórias e experiências. Jundiaí: Paco Editorial, 2012, p.49-72.