Processo de escolher/avaliar materiais didáticos digitais: concepções e implicações de professores
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.110413.121-136Resumo
Este estudo apresenta o recorte de uma pesquisa de estágio pós-doutoral realizada com professores do ensino superior participantes de um grupo de estudo. A fundamentação teórica suscita a questão da escolha e avaliação dos materiais no formato digital. Metodologicamente, o trabalho caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa e utiliza a entrevista como instrumento de produção dos dados, no intuito de criar um espaço de interlocução, escuta atenta, reflexão e decisão compartilhada. A organização e elaboração de significados levaram à proposição de duas temáticas. A primeira, refere-se às concepções dos professores sobre o processo de escolha e avaliação de materiais didáticos digitais. A segunda reflete sobre as implicações do processo de escolha e avaliação desses materiais no formato digital na prática pedagógica dos professores. Os resultados apontam o processo de formação como algo processual, gradativo e que demanda mais discussões sobre a temática dos materiais didáticos digitais, tanto inicial como continuada, na modalidade presencial e a distância, priorizando autonomia, autoria e criticidade dos professores em formação.
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