Aula-ensaio: a produção de um discurso audiovisual nas videoaulas do curso de extensão a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.110460.58-72

Resumo

O artigo se propõe a estudar a linguagem das videoaulas de um curso de extensão a distância dirigido para professores. Tem como objetivo principal analisar a natureza ensaística de seu discurso audiovisual a partir da relação entre a função didática e os elementos formais da linguagem audiovisual que designam a modalidade ensaio. A metodologia do trabalho apoia-se numa exploração empírica e qualitativa das videoaulas produzidas para o curso. Os resultados discutem conceito de ensaio audiovisual a partir da presença da função didática e de recursos ensaísticos de audiovisual. A conclusão é que a aula-ensaio é a pode ser um meio para se pensar e explorar possibilidades de criação e produção de discurso audiovisual para EaD.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Dotta, Centro de Matemática, Computação e Cognição, Universidade Federal do ABC

Docente da UFABC - Universidade Federal do ABC, faz parte do corpo permanente de docentes no curso de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, onde orienta pesquisas de mestrado na linha Cultura, Comunicação de Dinâmicas Sociais. É também docente na Pós-Graduação de Ciência da Computação, onde atua com Informática na Educação. Na graduação atua nos cursos Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Ciência da Computação. É Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2009), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e graduada em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1992). Tem experiência acadêmica e profissional na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: popularização da ciência, aprendizagem dialógica, tutoria pela internet e formação de professores para uso educacional de tecnologias digitais. É membro da diretoria da APECS-Brasil (Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira sobre o Mar e os Polos) onde atua como Coordenadora de Ações de Pós-graduação na gestão 2016-2018. Desde 2017 é membro do conselho do Polar Educators International, uma associação de professores e pesquisadores interessados em popularizar as ciências dos polos.

Leonardo Rea Le, Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do ABC

Mestre em Ciências Humanas e Sociais, UFABC. Atuou como, produtor executivo do estúdio de vídeo da Universidade Federal do ABC, onde produziu e realizou mais de 110 vídeos educativos. Em 2013 e 2014 foi professor-pesquisador da Universidade Aberta do Brasil/CAPES no programa anual de capacitação docente para o uso das novas tecnologias e metodologias de ensino, atuando especificamente na Universidade Federal do ABC. De 2008-2011 lecionou em cursos de Comunicação e Artes (FAM e Estácio) em disciplinas ligadas a pesquisa teórica e prática em ambas as áreas. É Integrante do grupo de pesquisa INTERA - Inteligência em Tecnologias Educacionais e Recursos Acessíveis. Mestre (2015 - 2017) pelo programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC com pesquisa sobre a semiótica da linguagem em videoaulas. Pós-Graduado (2006) como Especialista em teorias e práticas artísticas pelo IA - Instituto de Artes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Graduado em Educação Artística- Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu (2002). Concluiu mestrado em 2017, tendo disseertado sobre gêneros e linguagem de videoaulas. 

 

Referências

ALMEIDA, Maria José P. de, Discursos da ciência e da escola: ideologia e leituras possíveis. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 11°ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5°ed. Campinas: Editores Associados, 2008.

CANAL ANTÁRTICA. Disponível em:<https://goo.gl/ECRqmu >. Acesso em: 26 nov. 2017.

CARVALHO, Ananda. Documentário-ensaio: a produção de um discurso audiovisual em documentários brasileiros contemporâneos. 2008. 116 f. Dissertação Mestrado, PUC, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?cod Arquivo= 7749 Acesso em: 07 nov. 2016.

CORDEIRO, Jaime. Didática. 2°ed. São Paulo: Contexto, 2010.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

DOTTA, S. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: Estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância. 2009. 213 f. Tese Doutorado. FEUSP, São Paulo. 2009. Disponível em: <http://www.teses. usp.br/teses/disponiveis/ 48/48134/tde-24092009-105631/pt-br.php>. Acesso em: 29 nov. 2017.

EDGAR-HUNT, Robert, MARLAND, John, RAWLE, Steven. A linguagem do cinema. São Paulo: Bookman Editora, 2013.

ESCOREL, Eduardo. (Des)importância da montagem. In: A montagem do cinema. São Paulo: Heco produções, 2006.

MACHADO, Arlindo. O filme ensaio”. In: Concinnitas. Rio de Janeiro, ano 4, nº 5, dezembro de 2003a, p. 63-75.

________________. As linhas de força do vídeo brasileiro. In: MACHADO, Arlindo (org). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003b.

________________. Pré-cinemas & Pós-cinemas. 6° Reimpressão. Campinas: Papirus, 2011.

MACHADO, Jorge. Dicionário e glossário sobre roteiro e cinema. Manual online dentro do site Roteiro de cinema. 2003. Disponível em: <http://www.roteirode cinema.com.br/manuais/vocabulario.htm>. Acesso em: 03 nov. 2017.

MARCUSCHI, L. A Gêneros textuais, definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P., MACHADO, A . R, BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & ensino. 2°ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

OLIVEIRA JR., Luiz Carlos Gonçalves de. O cinema de fluxo e a mise-en-scène. 2010. 155 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde- 30112010-164937/pt-br.php> Acesso em: 07 nov. 2017.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro.

Downloads

Publicado

2019-04-09