The use of rubrics to assess distance education courses in a Brazilian university

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.210860.62-75

Resumo

Distance education, mediated by Information and Communication Technologies, is increasingly present in the Brazilian educational scenario due to legislation incentives. In this modality, assessment to ensure effective learning, taking into account the particularities of distance education, represents a challenge to education managers. The present research investigates the competences developed in two courses entirely lectured at distance in the Information Management degree of the Federal University of Paraná (UFPR). For this purpose, bibliographic and documental methodology was used in order to construct two assessment rubrics in the platform Corubric, which may also be used as an instrument for research data collection. The results were analyzed using descriptive statistics techniques, non-parametric Kruskal-Wallis H test, and Pearson’s correlation and multiple regression tests. The competences that were developed by the students and those that need improvement were discussed, as well as the topics that were more related to learning and how much they affected the results. It was concluded that the rubrics built from Corubric are instruments capable of generating information that may assist decision-making in the education field.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Byanca Neumann Salerno, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná e em Processos Gerenciais pela Unicesumar, atualmente é bolsista de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Informação, Conhecimento e Estratégia, na qual estuda sobre o tema avaliação por competências e tecnologias educacionais digitais.

Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada da UFPR, Engenheira Civil, Doutora em Engenharia de Produção (UFSC), Pós-doutorado em Educação na Universidade de Málaga. Premiada no 27º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 2013 - Categoria Pesquisadora-Extensionista. Professora permanente e atual coordenadora do Programas de Pós-Graduação em Gestão da Informação e na Pós-graduação em Engenharia e Construção Civil. Pesquisa sobre o desenvolvimento de Tecnologias, Produtos e serviços inovadores e criativos, Engenharia do Conhecimento e da Informação, Lean Thinking - Lean Office, Lean, Information Flow, Educação Corporativa, Gestão por competências e Gestão da Tecnologia na Educação. É colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor - NITS. 

Referências

ÁLVAREZ-PÉREZ, P. R.; LÓPEZ-AGUILAR, D. Competencias genéricas y resultados de aprendizaje en los estudios de grado de Pedagogía. REDU: Revista de Docencia Universitaria, v. 16, n. 1, p. 137-154, 2018.

ALVES, A. M. T; ALVES, M. A. T; VIANA, A. R. Educação a distância: análise das perspectivas e avanços da metodologia de ensino na construção do conhecimento. Revista Multitexto, v. 3, n. 2, p. 16-19, 2016.

BARTLETT, M. S. Properties of sufficiency and statistical tests. Proceedings of the Royal Society of London. Series A-Mathematical and Physical Sciences, v. 160, n. 901, p. 268-282, 1937.

BITENCOURT, B. M.; SEVERO, M. B.; GALLON, S. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: desafios e potencialidades na educação a distância. Revista eletrônica de educação, v. 7, n. 2, p. 211-226, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2007.

CAMARGO, M. D. Plano de desenvolvimento organizacional a partir do mapeamento de competências individuais. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

CEBRIAN DE LA SERNA, M.; MOYA, J. J. M. Evolución en el diseño y funcionalidad de las rúbricas: desde las rúbricas “cuadradas” a las erúbricas federadas. REDU: Revista de Docencia Universitaria, v. 12, n. 1, p. 81-98, 2014.

COHEN, J. A power primer. Psychological bulletin, v. 112, n. 1, p. 155, 1992.

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS-2. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009.

FIELD, A.; MILES, J.; FIELD, Z. Discovering statistics using R. Los Angeles: Sage Publications, 2012.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, v.5, n. SPE, p. 183-196, 2001.

GARCÍA, J. R. P.; RUBIO, D. A; PORTERO, C. B. F. Aprendizaje y evaluación de competencias en el alumnado universitario de Ciencias Sociales. REDU. Revista de Docencia Universitaria, v. 16, n. 1, p. 193-210, 2018.

GARIBA JÚNIOR, M. Um modelo de avaliação de cursos superiores de tecnologia baseado na ferramenta benchmarking. 2005. 304 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC. Florianópolis, 2005.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GORDILLO, J. J. T.; RODRÍGUEZ, V. H. P. La rúbrica como instrumento pedagógico para la tutorización y evaluación de los aprendizajes en el foro online en educación superior. Pixel-Bit: Revista de medios y educación, n. 36, p. 141-149, 2010.

HAIR, J.F et al. Multivariate data analysis. Londres: Pearson New International Edition, 2014.

HOLCOMB, Z. C. Fundamentals of descriptive statistics. Nova Iorque: Routledge, 2016.

MARCHIORI, P. Z. O curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Transinformação, v. 14, n. 1, p. 83-97, 2002.

MARTINS, T. C. Perspectivas do processo de bolonha: o projeto tuning américa latina. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, 1., 2014, Sorocaba. Anais... Sorocaba: Universidade de Sorocaba, 2014. p. 1 - 11.

MIRANDA, M. L. Correlação e regressão em curso de engenharia: uma abordagem com foco na leitura e interpretação de dados. 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

PADILHA, M. A. S. Os modelos de educação a distância no Brasil: a universidade aberta do Brasil como um divisor de águas. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p. 82-103, 2013.

SHAPIRO, S. S.; WILK, M. B. An analysis of variance test for normality. Biometrika Trust, London, v. 52, p. 591–609, 1965.

SILVA, H. F. N. et al. Projeto pedagógico do curso de gestão da informação. Curitiba: DECIGI, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/UDttML>. Acesso em: 04 ago. 2017.

TAYLOR, R. Interpretation of the correlation coefficient: a basic review. Journal of diagnostic medical sonography, v. 6, n. 1, p. 35-39, 1990.

VELOZO, A. V. Avaliação por competência no domínio de língua estrangeira: uma aplicação profissional mediada por rubrica. 2014. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

Downloads

Publicado

2019-08-06