Cenas do cotidiano escolar de surdos em Bragança, Pará

Autores

  • Janaína de Sousa Santos Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Luane Costa da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Gláucia Caroline Silva-Oliveira Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0001-5607-5835

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.210940.52-61

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais-Libras foi reconhecida como língua oficial no Brasil em 2002 e a partir de 2005, tornou-se disciplina obrigatória nos cursos de Licenciaturas e fonoaudiologia. Entretanto, ainda é pouco difundida na sociedade e nas escolas. Tal fato acentua as barreiras na interação entre surdos e ouvintes. Em busca de contribuir com esta interação, o projeto “Popularizando a Libras nas escolas Bragantinas” levou a cultura surda às escolas públicas de Bragança, Pará. Para isso, tornou-se necessário conhecer a realidade destes alunos, para intervir com ações direcionadas. Esta pesquisa é um estudo de caso da realidade encontrada nestas escolas públicas. Para isso, rodas de conversa trouxeram a vivência escolar dos surdos como tema central de discussão e interações, além de utilizar um checklist como instrumento para a coleta de informações referente às condições que interferem diretamente nas práticas pedagógicas escolares. As principais dificuldades registradas: acesso a Libras, metodologias direcionadas ao ensino de surdos e carência de intérpretes de Libras. A realidade dos surdos nas escolas regulares de Bragança está longe das asseguradas pelas leis vigentes e precisa de adequações para que o ensino de surdos se transporte do discurso e torne-se uma realidade na escola inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína de Sousa Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Luane Costa da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Gláucia Caroline Silva-Oliveira, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, especialização em Docência no Ensino Superior, especialização em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais, Mestrado em Biologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos e Doutorado em Recursos Biológicos da Zona Costeira Amazônica (2012). É professora Adjunta IV da Universidade Federal do Pará, Instituto de Estudos Costeiros, Campus universitário de Bragança. Desenvolve pesquisa nas áreas de Genética de Populações, Citogenética, Educação Ambiental, Populações Vulneráveis e Educação de Surdos; coordena e participa de projetos de extensão nas áreas de Educação de Surdos, Prevenção ao Uso de Drogas na Escola e Educação Ambiental.

Referências

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Educação inclusiva para surdos e as políticas vigentes. Educação inclusiva para surdos e as políticas vigentes. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.). Tenho um aluno surdo e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCAR, 2014. p.37-61.

CAPOVILLA, Fernando César. Filosofias Educacionais em relação ao surdo: do oralismo à

Comunicação total ao bilinguismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v.6, n.1,

, p.99-116.

CARVALHO, Paulo Vaz de. O Abade de L’Epée no Século XXI. 1ªs Jornadas da LGP, Língua, Ensino, Interpretação. ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra, 2012.

Disponível em: <http://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=7&idart=307> Acesso em 07 mar.2017.

GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.

HONORA, Marcia; FRIZANCO, Mary Lopes Esteves; SARUTA, Flaviana Borges da Silveira. Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

KELMAN, Celeste Azulay; BRANCO, Angela Uchoa. Deaf children in regular classrooms: A sociocultural approach to a Brazilian experience. American annals of the deaf, v. 149, n. 3, p. 274-280, 2004.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno CEDES, v. 26, n. 69, p. 163-184, 2006.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação de surdos. Caderno CEDES, v. 19, n. 46, p.68-80, 1998.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.). Tenho um aluno surdo e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCAR, 2014.

LODI, Ana Cláudia Balieiro. Ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.). Tenho um aluno surdo e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCAR, 2014. p.165-183.2014.

LODI, Ana Cláudia Balieiro. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educação e Pesquisa. v.39.n.1,p.49-63,2013.

MOORES, Donald. Educating the deaf, psychology, principles and practice. Boston: Houghton Mifflin Co. 1978.

NADER, Júlia Maria Vieira; NOVAES-PINTO, Rosana do Carmo. Educação de surdos: aquisição tardia de linguagem e desenvolvimento cognitivo do surdo. Estudos Linguísticos. v. 40, n. 2, p. 929-943, 2011.

QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

RODRIGUES, Ednalva Gutierrez; GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Descentralização da educação de surdos no Brasil e seus desdobramentos no Espírito Santo. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 1, p. 229-243, 2017.

FERDANDES, Sueli. SÁNCHEZ, Carlos. La increíble y triste história de la sordera. Educar em Revista, n. 41, p. 263-276, 2011.

LEITE, Tarcísio de Arantes. Língua, Identidade e Educação de Surdos. Ponto Urbe, v.2, 2008.

DIZEU, Liliane Correia Toscano de Brito; CAPORALI, Sueli Aparecida. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educação & Sociedade, v. 26, n. 91, p. 583-597, 2005 .

STEWART, D. A. "Pesquisa sobre o uso de língua de sinais na educação de crianças surdas", In: MOURA, Maria Cecília; LODI, Ana Cláudia Broglia; Pereira, Maria Cristina (Ed). Língua de sinais e educação do surdo. São Paulo: Tec Art, 1993.

TOSCANO, L. C.; DIZEU, B.; CAPORALI, S. A. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educação & Sociedade. v. 26, n. 91, p. 583-597, 2005.

VIEIRA, Cláudia Regina. Educação de surdos: problematizando a questão bilíngue no contexto da escola inclusiva. 2011. 103f. Dissertação de Mestrado- Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2019-08-06