A oferta de disciplina semipresencial em um curso de graduação presencial: satisfação dos discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.211211.6-20

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a satisfação dos discentes com os recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas ofertadas na modalidade semipresencial com apoio de tecnologia da educação a distancia, em um curso de graduação presencial em Administração. Aborda a educação a distância com suas especificidades, a intensificação da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nesse campo de conhecimento e os ambientes virtuais de aprendizagem, por meio de pesquisa descritiva e exploratória aplicada aos discentes que concluíram a disciplina de Auditoria e Controladoria na modalidade semipresencial, no primeiro semestre de 2015, em uma universidade estadual, em Salvador-Bahia. Constatou-se que a oferta de componente na modalidade semipresencial, embora seja algo novo nas universidades, pode ser implementada, pois os discentes reagiram de forma positiva e conseguiram perceber a importância de sua atuação profissional e da utilização dos recursos em seu processo de aprendizagem durante o desenvolvimento da disciplina.

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Biografia do Autor

Cleide Dantas Carneiro, Universidade Estadual da Bahia Universidade Federal da Bahia

Professora Assistente no Departamento de Ciências Humanas do Campus I da Universidade do Estado da Bahia. Atuando nos cursos de Ciências Contábeis e Administração.

Professora Adjunta na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia.

Doutoranda em Ciências Empreserais na Universidade do Minho, em Portugal. Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu. Especialista em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia, Especialista em Auditoria pela Fundação Visconde de Cairu. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia.

Maria de Fátima Araujo Frazão, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) na UNEB, Mestre em Administração Estratégica pela Universidade Salvador (UNIFACS), especialização em Marketing pela ESPM, bacharela em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia, Processamento de Dados pela Universidade Salvador (UNIFACS) e Administração pela Faculdade Batista Brasileira. Professora Assistente em Dedicação Exclusiva no Departamento de Ciências Humanas da UNEB no Campus I em Salvador. Diretora da Editora da Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC) de 2011 até a presente data. Coordenou o Curso de Administração do DCH I no biênio 2015/2016. Líder do Grupo de Estudos em Gestão Organizacional e Inovação (GEPOI), é membro dos seguintes grupos de pesquisa: Sociedade Solidária Educação e Turismo (SSEETU) e do Grupo de Estudo e Pesquisa do Ambiente, Ecocidadania e Sustentabilidade (GEPAES). Atuou como professora formadora no Programa Nacional de Formação em Administração Pública da Universidade Aberta do Brasil/CAPES em parceria com a Universidade do Estado da Bahia. Colabora em projetos relacionados à empreendedorismo social, gestão estratégica, inovação, responsabilidade social e ambiental, turismo de base comunitária, economia solidária, sustentabilidade, desenvolvimento local em comunidades de etnias indígenas e afro-brasileiras.

Cecilia Dantas Carneiro, Universidade do Minho Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Ciências da Educação com Especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, em Portugal.

Possui graduação em Letras - Espanhol pelo Centro Universitário Estácio Uniseb(2013), Graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Católica do Salvador(1998), Especialização em MBA em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário da Bahia(2004) e Especialização em Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces pelo Centro Universitário Estácio Uniseb(2016). Atualmente é Tutor a distância da Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2019-08-06