Evasão em cursos técnicos a distância: uma investigação no Programa Profuncionário
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.111339.55-65Resumo
O aumento da oferta de cursos a distância no Brasil é evidente, e com ela as alta taxas de evasão discente que preocupam as instituições de ensino, pois resulta em ociosidade de profissionais, de materiais e de espaço físico. Considerando a apresentação de poucos estudos sobre o tema este trabalho tem o objetivo de ajudar o entendimento deste fenômeno, apresentando uma pesquisa sobre o fenômeno em uma Instituição Pública de Ensino Técnico e Tecnológico no Brasil. A identificação das causas do fenômeno foram baseada nas causa internas e externas ao contexto do curso, propostas por Bittencourt e Mercado (2014). Esta foi uma pesquisa survey de abordagem qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário online enviado para 172 alunos evadidos. A partir da análise dos dados constatou-se que as causas internas foram as que mais motivaram a evasão destes alunos. E os principais itens apontados foram: Orientação da coordenação do curso, Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pelo curso, os Encontros presenciais, Falta de tempo para estudar, Possuir curso de graduação e Influência familiar. É importante que estratégias de combate à evasão sejam adotadas pela instituição a fim de minimizar o desperdício de recursos públicos.
Downloads
Referências
ABBAD, G.; CARVALHO, R. S.; ZERBINI, T. Evasão em curso via internet: explorando variáveis explicativas. RAE-eletrônica, v. 5, n. 2, jul./dez. 2006.
ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2017 – [livro eletrônico] Curitiba: InterSaberes, 2018.
ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016 – [livro eletrônico] Curitiba: InterSaberes, 2017.
BITTENCOURT, I. M.; MERCADO, L. P. L. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 83, 2014.
CORNELIO, Ricardo Antonio; VASCONCELOS, Fernanda Carla Wasner; GOULART, Iris Barbosa. Educação a distância: uma análise estatística dos fatores relacionados à evasão e à permanência. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 9, n. 4, p. 26-44, 2016.
DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 772-789, 2013.
DORE, R.; LUSCHER, A.; BONFIM, C. Vocational upper secondary education and dropout in Brazil. International. In: RESEARCH NETWORK ON YOUTH EDUCATION AND TRAINING IN THE CONFERENCE: SCHOOL GRADUATION AND DROPOUT: INTERNATIONAL COMPARISONS, out. 2008, Universidade de Ca’Foscari, Veneza (Itália). Presentation…
FIALHO, Marília Duarte; PRESTES, Emília Maria da Trindade. Evasão escolar no curso de pedagogia da UFPB: na compreensão dos gestores educacionais. Gestão & Aprendizagem, v. 3, n. 1, p. 42-63, 2014.
SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007.
MOORE; M. G, KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thonson Learning, 2007.
NETTO, C.; GUIDOTTI, V.; SANTOS, P. Kdo. A evasão na EaD: investigando causas, propondo estratégias. In: Congresso CLABES. 2017.
OLIVEIRA, Pedro Rodrigues de; OESTERREICH, Silvia Aparecida; ALMEIDA, Vera Luci de. Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil. Educação e Pesquisa, v. 44, p. 165786, 2018.
PASSOS, M. L. S.; SONDERMANN, D. V. C.; BARBOSA, M. B. A. Cursos Técnicos a Distância: Uma Análise ao Perfil de Alunos dos Cursos do Programa Profuncionário, Ofertados no Instituto Federal do Espírito Santo In: IV Colóquio Nacional e Internacional a Produção do Conhecimento em Educação Profissional: a reforma do ensino médio (Lei 13.415/2017) e suas implicações para a educação profissional, 2017, Natal - RN. Anais do ..., 2017.
PASSOS, M. L. S.; SONDERMANN, D. V. C.; NOBRE, I. A. M.; BARBOSA, M. B. A. Formação de Profissionais para a Educação em Cursos Técnicos na Modalidade a Distância: a experiência do Profuncionário In: XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), 2018, Natal - RN. Anais do ..., 2018. p. 1 - 10.
REINO, Lucianny Raihanny Alves Cavalcante et al. Análise das Causas da Evasão na Educação a Distância em uma Instituição Federal de Ensino Superior. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2015. p. 91.
WOODLEY, A.; SIMPSON, O. Evasão: o elefante na sala. In: ZAWACKI-RICHTER, O.; ANDERSON, T. (Org.). Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015. p. 473-498.