Jornada a Marte: adaptação do RPG para o ensino de Física/Astronomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.211357.134-149

Resumo

O Rolling Playing Game (RPG) deve ser sinalizado como forma como os estudantes podem utilizar o conhecimento para resolver problemas, projetar novas experiências e comunicar o processo de aprendizagem. Neste trabalho é apresentada a adaptação do RPG para o ensino de Ciências, com conteúdos específicos de Física e de Astronomia. Esta adaptação foi realizada em uma escola extracurricular brasileira. Foi feita a análise dos níveis de aprendizagem a partir da taxonomia Structured of Observed Learning Outcomes (SOLO). É apresentado o jogo tradicional de RPG e detalhadamente demonstrado como adaptá-lo ao ensino, fazendo a apresentação da ficha de personagem adaptada ao ensino. É descrita a história “Jornada a Marte”. São apresentados os resultados que indicam indícios de aprendizagem, a partir da taxonomia SOLO, proposta e baseada no alinhamento construtivista, tendo sido obtidos resultados nos dois níveis de aprendizagem máximos da taxonomia SOLO, assim como bom engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de pensamento crítico baseado nos conteúdos abordados. A adaptação do RPG e a aventura apresentadas servem de guia a professores que pretendam concretizar o uso de metodologias ativas de ensino, podendo ser adaptada para outros contextos escolares e a outros conteúdos curriculares.

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Biografia do Autor

Camila Maria Sitko, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará -(UNIFESSPA)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Professora na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará -(UNIFESSPA).

Bryan Rafael Dall Pozzo, Optimus, Creative and Technology School

Professor na escola Optimus.

Cristina Costa-Lobo, Professora na Universidade Portucalense (Portugal) e no Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Portugal).

Doutora em Educação

Membro da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade

Docente do Ensino Superior 

Membro do Conselho Científico da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Investigadora co-fundadora do projeto Identidade da Psicologia 

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Publicado

2019-08-06