A criança e a Internet: análise bibliográfica acerca dos riscos e benefícios percebidos por crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.211396.165-176

Resumo

O presente artigo está voltado para problemática na área das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Educação, no tocante à investigação do cuidado das crianças no uso da internet. O tema foi abordado por meio de uma revisão de literatura objetivando responder de que forma os estudos dos últimos 10 anos abordam a utilização da internet pelas crianças, levando em consideração a concepção delas, e nesse processo, como compreendem os riscos e benefícios que as mesmas podem oferecer diante da sua interação com a rede. A busca pelos dados se deu através do Periódico Capes e SciELO, sendo selecionados 10 artigos para análise, nos quais foi constatada a abordagem de questões essenciais acerca dos riscos e benefícios oferecidos pela internet diante da interação online realizada por crianças. De acordo com os estudos analisados, constatou-se que as crianças possuem domínio tecnológico e que sua interação online ocorre de forma fluente e que diante de sua interação online, possuem concepções claras dos riscos que internet pode oferecer.

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Biografia do Autor

Mayara Waleska Oliveira de Ataide, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resido em Maceió, sou graduanda do curso de Pedagogia (2014), cursando 7° período na Universidade Federal de Alagoas. Tenho experiência em monitoria na disciplina de Organização de Trabalho Acadêmico. No ano de 2015 participei do grupo de pesquisa pelo PIBIC-UFAL que tem como base o seguinte tema: O cuidado ético em pesquisas online e em ambientes virtuais de aprendizagem: O que pensam e fazem os pesquisadores. No ano de 2016/2017 como bolsista de Iniciação Científica do CNPq na empresa Universidade Federal de Alagoas - UFAL, tendo em foco o seguinte tema: Formação inicial de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental para integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aos processos de ensino e aprendizagem: estudo de caso instrumental em cursos de Pedagogia de três universidades públicas federais.

Adilson Rocha Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2013). Possui Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2018). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Esporte - GEPEXE/UFAL. Atualmente é professor de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas - SEDUC/AL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: organização de eventos esportivos e atividades lúdicas. Estuda a implementação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação e na Saúde, com ênfase nos temas: jogos digitais, exergames, educação, saúde e saúde mental.

Deise Juliana Francisco, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Minha formação é na área das Ciências Humanas e Tecnologias Digitais. Possuo graduação em Psicologia (1993) e Licenciatura em Psicologia(1996), Mestrado em Educação (1998) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente sou professora Associado I da UFAL, estando lotada no Centro de Educação, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFAL desde 2010. Tenho experiência na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, processo de subjetivação, tecnologias digitais, informática na educação.

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Publicado

2019-08-06