A percepção dos webestudantes sobre as práticas nos polos de educação a distância

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.211419.177-186

Resumo

Este estudo de caso tem como objetivo geral conhecer a percepção de webestudantes sobre as práticas nos polos de Educação a Distância. São objetivos específicos da pesquisa: a) apresentar as características dos webestudantes entrevistados; b) demonstrar a percepção dos webestudantes com relação às práticas presenciais no polo de EaD; e c) verificar se os momentos presencias no polo de EaD são importantes para o webestudante.  Nesse sentido, a pergunta de partida para o desenvolvimento da pesquisa versou sobre a percepção dos webestudantes sobre as práticas desenvolvidas nos polos de EaD. A pesquisa foi qualitativa, bibliográfica, documental e de campo, com 256 entrevistas, observação participante (autoetnografia) e não participante. Concluiu-se que o polo é de pouca importância para os sujeitos da pesquisa. O polo é visitado somente para a realização de provas por 72% da amostra; apenas 22,5% afirmaram que quando visitam o polo vão à biblioteca; 23,7% comparecem a eventos e 28,2% informaram que foram ao polo para tratar de assuntos com coordenador ou tutor. Ou seja, se a interação com o polo não tivesse a obrigatoriedade das provas, menos de 30% dos sujeitos pesquisados frequentariam o polo de EaD.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Bezerra, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Docente da educação básica e superior desde 2001, atua como professor na educação presencial e a distância. Foi coordenador de Polo de EaD do Centro Universitário Estácio do Ceará de 2013 a 2016. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) desde 2010, assumiu a Coordenação Pedagógica e Acadêmica dos Cursos a Distância (CPAC) e a coordenação da Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) a partir de 2017. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia da educação.

Otiliana Farias Martins

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010), tendo como linha de pesquisa Responsabilidade Social e área de concentração Gestão Educacional, Especialista em Educação a Distância - UNISEB (2015), Especialista em Gestão e Organização das Instituições do Ensino Superior (2007), pela Faculdade Integrada do Ceará e Especialista em Administração de Recursos Humanos - UFC (1998). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1994), Bacharel em Serviço Social (2017) pela Estácio e Graduada em Recursos Humanos (2017) pela Estácio. Experiência em Tutoria Presencial e a distância na Faculdade Ari de Sá FAS), Centro Universitário Estácio do Ceará, Instituto Federal do Ceará (IFCE) e da Universidade Aberta do Brasil / UFC Virtual. Atualmente leciona na Faculdade Ari de Sá (FAS) e Faculdade de Gestão&Negócios (FGN), nos Cursos de Graduação Tecnológica em Recursos Humanos, Marketing e Gestão Financeira, Comercial e Administração. Tutora do IFCE e da Faculdade Ari de Sá e Consultora organizacional na Área de Gestão de Pessoas. Coordenadora Administrativa na A.L. Serviços Administrativos LTDA-ME.

André Magalhães Boyadjian

Possui graduação em Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2016) e graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1997), com ênfase na língua inglesa. Pós-graduado em Gestão de Pessoas e em Consultoria Organizacional/Desenvolvimento Humano. Atualmente é professor do Centro Universitário Estácio do Ceará na área de Gestão de Pessoas para os cursos de Gestão de Recursos Humanos e Administração. Possui mestrado incompleto na área de Linguística

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Publicado

2019-08-06