Estatística na educação profissionalizante: relato de experiência docente

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.111666.37-46

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma prática docente com alunos do Curso Técnico em Administração na disciplina de Estatística Aplicada. Nesse sentido, a importância e justificativa de tal atividade no âmbito escolar dar-se-á como forma de integrar os conhecimentos adquiridos durante a formação profissional e básica dos referidos discentes à sua futura atuação no mercado profissional. No aporte teórico trabalhado para a construção desse estudo, destaca-se, sobretudo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB, bem como os conceitos básicos sobre de medidas de tendência e dispersão em amostras. Assim, com os dados brutos coletados nos estabelecimentos comerciais locais pelos alunos, fora possível fazer uma abordagem contextualizada do conteúdo da disciplina em sala de aula, bem como promover uma discussão sobre a importância de tais conceitos e sua reflexão na formação profissional de cada discente.   

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Biografia do Autor

Diego Silva Souza, Universidade Tiradentes

Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possuo Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente sou Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis EAD, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (presencial e EAD) e Administração (EAD). Possuo experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio, e como docente do ensino superior, atuando inclusive como tutor do CESAD-UFS. Educador Certificado pelo Google for Education nos níveis 1 e 2.

Cleo Clayton Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe desde 2019, Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016) com linha de pesquisa em Modelagem e Métodos Computacionais dentro da área de concentração intitulada Biometria e Estatística Aplicada, Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de Sergipe (2014), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2012) e Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (2008) ambas pela Faculdade São Luiz de França e Licenciado em Matemática pela Universidade Tiradentes (2007). Atualmente é professor de disciplinas de Informática, Estatística e Matemática em cursos técnicos no ensino profissionalizante pela Secretaria de Estado da Educação de Sergipe desde 09/10/2017. Tem experiência nas áreas de Informática, Estatística e Matemática com ênfase em Ensino de 1º, 2º e 3º Graus e na Educação de Jovens e Adultos - EJA, nas modalidades presencial e à distância, nas esferas federal, estadual e municipal, e também na rede particular de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem e métodos computacionais, matemática básica e estatística aplicada. 

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Publicado

2020-04-08