Modelo pedagógico ML-SAI: reflexões sobre o perfil do professor e do aluno

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.111668.93-102

Resumo

O modelo pedagógico ML-SAI apresentado neste trabalho, é fundamentado na teoria da Sala de Aula Invertida (SAI) e tem como propósito orientar as atividades de m-learning. Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação do ML-SAI em cursos de nível Superior e Médio de uma instituição federal de ensino, com o uso dos smartphones dos próprios alunos e promover algumas reflexões sobre o perfil dos alunos e dos professores neste contexto. Os resultados encontrados possibilitaram observar que o ML-SAI permite que o professor seja mais flexível e adapte as aulas às características mutáveis do contexto escolar e as reais necessidades dos seus alunos. Os alunos têm um processo educativo mais personalizado, ativo e participativo, com uma aprendizagem centrada no estudante, focada no trabalho prático, interativo e relacionado com situações específicas que visam a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades.

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Biografia do Autor

Ernane Rosa Martins, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Doutorado em andamento em Ciência da Informação com ênfase em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, na Universidade Fernando Pessoa, em Porto/Portugal. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, possui Pós-Graduação em Tecnologia em Gestão da Informação, Graduação em Ciência da Computação e Graduação em Sistemas de Informação. Professor de Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG (Câmpus Luziânia) ministrando disciplinas nas áreas de Engenharia de Software, Desenvolvimento de Sistemas, Linguagens de Programação, Banco de Dados e Gestão em Tecnologia da Informação. Pesquisador do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação (NITE), certificado pelo IFG no CNPq.

Luís Borges Gouveia, Universidade Fernando Pessoa (UFP)

Luis Borges Gouveia has a Habilitation in Industrial Management from University of Aveiro, a PhD in Computing Science from the University of Lancaster, UK, a MSc in Electronic and Computers Engineering from the University of Porto and a degree in Applied Mathematics / informatics from the University Portucalense. Full Professor at University Fernando Pessoa, Science and Technology Faculty. His main teaching areas are information systems, systems analysis, information management and digital transformation. His research interests are related with how the digital can enhance human life, mainly regarding issues on information management.

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Publicado

2020-04-08