Aproximações da teoria de Basil Bernstein com a educação a distância

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.111684.6-21

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma relação entre a teoria do sociólogo Basil Bernstein e a percepção dos tutores virtuais de um curso de licenciatura em matemática, na modalidade à distância. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria bernsteniana e os documentos oficiais do curso escolhido. Com os 50 tutores, os dados foram coletados por questionário online e entrevista. Os resultados são um amadurecimento acadêmico referente à teoria, de forma a aproximá-la da estrutura do curso pesquisado, bem como perceber a relação que os tutores a distância fizeram entre teoria e suas atividades pedagógicas de atendimento aos alunos, a partir de diferentes conceitos bernstenianos.

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Biografia do Autor

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (PPGEMAT/UFPel).

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Publicado

2020-04-08