Uma proposta de acompanhamento técnico-pedagógico em cursos de Educação Profissional e Tecnológica a Distância

Autores

  • Paulo de Sá Filho Universidade de Brasília UnB; SENAI Goiás
  • Marco Antônio de Carvalho Professor Titular do Instituto Federal Goiano.

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.111715.148-166

Resumo

Este artigo relata os resultados da implantação de um processo de acompanhamento dos alunos de cursos de Educação Profissional e Tecnológica a distância de uma instituição de ensino brasileira, possuindo como objetivo a retenção dos alunos, com isso diminuindo a evasão escolar, que é uma problemática existente em diversos sistemas educacionais no mundo. Nesse estudo, utilizamos como método o estudo de caso, por ser uma proposta desenvolvida com um grupo específico de indivíduos, no que tange a sua caracterização, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, pois avalia questões subjetivas e ao mesmo tempo mensura dados diversos. E por último, revela que quando se propõe um acompanhamento técnico-pedagógico dos educandos em especial na Educação a distância os resultados são positivos, com isso, colabora para a redução dos altos índices de abandono escolar.

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Biografia do Autor

Paulo de Sá Filho, Universidade de Brasília UnB; SENAI Goiás

Doutorando em Educação, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Pós-graduado em MBA Gestão Estratégica de Negócios; Metodologias e Gestão para a Educação a Distância; Gestão de Empresas Sucroalcooleiras; Processos Produtivos Criativos; Graduado em Administração de Empresas, Teologia e Pedagogia; Técnico em Contabilidade. Atualmente é Coordenador Técnico de Cursos no Núcleo Integrado de Educação a Distância do SESI/SENAI GO.

Marco Antônio de Carvalho, Professor Titular do Instituto Federal Goiano.

Professor Titular do Instituto Federal Goiano. Possui graduação (1987) e mestrado (1992) em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Conceito CAPES 5). Pós-doutor en el currículo y la formación profesional agrícola en Cataluña del Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales - Facultat de Educaciòn - Universistat Autonoma de Barcelona. Atua no mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em temas relacionados à formação profissional, ensino agrícola, educação e mundo do trabalho e gestão educacional.

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Publicado

2020-04-08