Blended learning como estratégia de engajamento no ensino superior: relato de uma experiência de aprendizagem conectada, colaborativa e social

Autores

  • Marina Wajnsztejn Mestre em Comunicação e Semiótica, Professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), Membro do Grupo de Pesquisa em Games, Aplicativos, Tecnologias de Realidade Mista e Educação Empreendedora (GATERME/TIDD/PUC-SP). https://orcid.org/0000-0003-1546-3502
  • Claudio Fernando André Pós-Doutor em Informática, Professor no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). https://orcid.org/0000-0002-9323-1064
  • Adriana Barroso de Azevedo Pós-Doutora em Educação, Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo  (UMESP), Pró-Reitora de Pós Graduação e Pesquisa da UMESP. https://orcid.org/0000-0002-7628-1801

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.111892.22-36

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação alteraram o processo de aprendizagem na educação. No entanto, a estrutura presente em muitos dos cursos de ensino superior ainda demanda inovações em suas práticas pedagógicas que enfatizem as novas formas do aprender baseadas em autonomia do aprendiz, recursos tecnológicos e interação significativa entre atores do processo. Este artigo tem como objetivo, por meio de um relato de experiência, descrever a concepção, a implantação e a discussão de um formato de aula híbrida aplicado com alunos da graduação em instituição de ensino superior em São Paulo, entre 2018 e 2019. São discutidos conceitos relacionados ao ensino híbrido ubíquo, contextualizados por Pallof e Pratt (2005) e Santaella (2018). A aula online aconteceu dentro de um grupo privado no Facebook com interação síncrona. A metodologia utilizada foi o estudo de campo usando questionários e entrevistas para o registro de as atividades da pesquisa. Como resultado observamos que os estudantes praticaram suas habilidades de argumentação, criticismo na busca por referências na internet e perceberam melhoras de interação e expressão no ambiente digital. Entendemos que o ensino em formato híbrido, ubíquo e gamificado apresentou um ambiente articulado de troca de informações que pode beneficiar a disseminação de conhecimento e responder às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada.

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Biografia do Autor

Marina Wajnsztejn, Mestre em Comunicação e Semiótica, Professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), Membro do Grupo de Pesquisa em Games, Aplicativos, Tecnologias de Realidade Mista e Educação Empreendedora (GATERME/TIDD/PUC-SP).

Mestre em Comunicação e Semiótica, Professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), Membro do Grupo de Pesquisa em Games, Aplicativos, Tecnologias de Realidade Mista e Educação Empreendedora (GATERME/TIDD/PUC-SP).

Claudio Fernando André, Pós-Doutor em Informática, Professor no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Pós-Doutor em Informática, Professor no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Adriana Barroso de Azevedo, Pós-Doutora em Educação, Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo  (UMESP), Pró-Reitora de Pós Graduação e Pesquisa da UMESP.

Pós-Doutora em Educação, Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo  (UMESP), Pró-Reitora de Pós Graduação e Pesquisa da UMESP.

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Publicado

2020-04-08