Metodologias ativas para a inovação e qualidade do ensino e aprendizagem no ensino superior

Autores

  • Alcina Manuela Oliveira Martins Universidade Lusófona do Porto http://orcid.org/0000-0002-0290-747X
  • Maria de Nazaré Coimbra Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto Área das Ciências da Educação
  • José António Oliveira Instituto Politécnico do Porto / Escola Superior de Tecnologia e Gestão/ Investigador do Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação (CIICESI).
  • Ariana Souza Maturano Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC- Vitória da Conquista.

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312147.122-132

Resumo

Cada vez mais a sociedade vem impondo diferentes exigências à preparação dos estudantes para a vida ativa, numa interação entre Educação e profissão. E é neste contexto que se têm discutido as finalidades do Ensino Superior e a eficácia dos seus métodos de ensino e aprendizagem, iniciada com o Processo de Bolonha. A complexidade de um mercado global e competitivo implica a mudança de paradigma, para um ensino e aprendizagem centrado no estudante, enquanto ator neste processo. Assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar a aplicação de metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem ativas no Ensino Superior, segundo as perceções de professores de um curso de Psicologia, de uma instituição do Ensino Superior público brasileiro. Foi selecionada uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas, a docentes dos dois últimos anos do curso em análise, sujeitas a análise de conteúdo. Podemos constatar que, neste estudo de caso, os docentes revelam consciência da importância da articulação e flexibilização curricular e da aplicação de metodologias ativas, baseadas na resolução de problemas reais e no uso de novas tecnologias. Contudo, assumem precisar de mais formação, auto e hetero, formal e entre pares, para mais inovação e qualidade do ensino e aprendizagem.

 

Palavras-chave: Articulação e flexibilização curricular; Desenvolvimento das competências dos estudantes; interdisciplinaridade; Metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcina Manuela Oliveira Martins, Universidade Lusófona do Porto

Universidade Lusófona do Porto

Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto

Área das Ciências da Educação

Maria de Nazaré Coimbra, Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto Área das Ciências da Educação

Docente da Universidade Lusófona do Porto. Investigadora Integrada Doutorada do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).

José António Oliveira, Instituto Politécnico do Porto / Escola Superior de Tecnologia e Gestão/ Investigador do Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação (CIICESI).

Professor Coordenador do Instituto Politécnico do Porto / Escola Superior de Tecnologia e Gestão/  Investigador do Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação (CIICESI).

Ariana Souza Maturano, Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC- Vitória da Conquista.

Mestranda em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/Lisboa. Docente  da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC- Vitória da Conquista.

Referências

ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ALVES, M.; SÁ, S. Metodologias de avaliação das aprendizagens numa área curricular no Ensino Superior: implicações no desempenho dos estudantes. In: ATAS DO XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. CIED, Universidade do Minho, Braga. 2013, pp. 3775-3785.

ASTOLFI, J-P. Le métier d’enseignant entre deux figures professionnelles. In ASTOLFI J-P (Dir.). Education et formation: nouvelles questions, nouveaux métiers. Paris : ESF, 2003. pp. 23-52.

BARRETT, T.; MOORE, S. An Introduction to Problem-Based Learning. In BARRETT, T.; MOORE, S. (Eds.). New Approaches to Problem-Based Learning. Revitalising your practice in higher education. New York: Routledge,2011. pp. 3- 17.

BERBEL, N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, pp.25-40, 2001. Disponível em http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25. Acesso em: 2 jan. 2019.

BIGGS, J.; TANG, C. Teaching for quality learning at university (4th ed.). Buckingham: Open University Press, 2011.

DALE, R. Changing Meanings of the “Europe of Knowledge” and “Modernizing the University, from Bologna to the “new Lisbon”. European Education, v. 39, n. 4, pp. 27-42, 2007.

DOLMANS, D.; MICHAELSEN, L.; MERRIËNBOER, J.; LEUTEN, C. Should we choose between problem-based learning and team-based learning? No, combine the best of both worlds! Medical Teacher, v. 37, n. 4, pp.354-359, 2015. Doi:3109/0142159X.2014.948828. Disponível em http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/14668. Acesso em: 5 jan. 2019.

COIMBRA, M.; MARTINS, A. O Estudo de Caso como abordagem metodológica no Ensino Superior. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 3, pp. 31-46, 2013. Disponível em http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2696. Acesso em: 6 jan. 2019.

ESTEVES, M. Para a excelência pedagógica no Ensino Superior. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, v.7, n. 8, pp. 101-109, 2008.

GOMES, R.; Brito, E.; VARELA, A. Intervenção na formação no ensino superior: a aprendizagem baseada em problemas (PBL). Interacções, 42, pp. 44-57, 2016. Disponível em http//www. eses.pt/ interacoces. Acesso em: 2 jan. 2019.

KORHOEN, V.; TÖRMÄ, S. Engagement with a teaching career – how a group of Finnish university teachers experience teacher identity and professional growth. Journal of Further and Higher Education, v. 40, n. 1, pp. 65-82, 2016. Disponível em https://doi.org/10.1080/0309877X.2014.895301. Acesso em: 2 jan. 2019.

LEITE, C.; RAMOS, K. Questões da formação pedagógico-didática na sua relação com a profissionalidade docente universitária: Alguns pontos para debate. In LEITE, C. (Org). Sentidos da pedagogia no Ensino Superior. Porto: CIIE/Livpsic, 2010. pp. 29-43.

LICHTMAN, M. Qualitative Research in Education. A User's Guide, (3d ed.). London: Sage, 2013.

MAGALHÃES, A. Cenários, dilemas e caminhos da educação superior europeia. Perspectiva, v. 29, n. 2, pp. 623-647, 2011.

MONTEIRO, A.; LEITE, C.; SOUZA, G. Docência no ensino superior: currículo e práticas 10 anos após a implementação do processo de Bolonha nas universidades portuguesas. Educação Unisinos 22(1), pp. 63-73, 2018. Doi: 10.4013/edu.2018.221.07. Acesso em: 5 jan. 2019.

MORIN, J. Mudar a forma de ensinar e de aprender. Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Revista Interações, 5, pp. 57-72, 2000. Disponível em http//www. eses.pt/ interacoces. Acesso em: 6 jan. 2019.

PEREIRA, A. Para obter sucesso na vida académica: o apoio dos Estudantes pares. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005.

PEREIRA, A.; MOTTA, E.; VAZ, A.; PINTO, C.; BERNARDINO, O.; MELO, A.; FERREIRA, J.; RODRIGUES, M.; MEDEIROS, A.; LOPES, P. Sucesso e Desenvolvimento Psicológico do Estudante Universitário: Estratégias de Intervenção. Análise Psicológica, v. 24, n. 1, pp. 51-59, 2006.

RIOS, G.; Ghelli, K. ; SILVEIRA, L. Qualidades de um professor universitário: perfil e concepções de prática educativa. Ensino Em Re-Vista, v.23, n.1, pp. 135-154, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/ER-v23n1a2016-7. Acesso em: 7 jan. 2019.

SOARES, S. Tecnologias de informação e comunicação no Ensino Superior: desafios do projeto pedagógico. In SOARES S. (Org.). Cultura do desafio: gestão de tecnologias de informação e comunicação no Ensino Superior. São Paulo: Alínea, 2006. pp. 17-66.

TRINDADE, R. O Ensino Superior como espaço de formação. Do paradigma pedagógico da aprendizagem ao paradigma da comunicação. In LEITE, C. (Org.). Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Legis Editora, 2010. pp. 75-98.

YIN, R. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZABALZA, M. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-09