O ensino da administração pública no Brasil: uma revisão sistemática

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312189.133-144

Resumo

O tema Administração Pública tem sido uma expressão adotada por docentes, pesquisadores, discentes, egressos, profissionais e dirigentes de cursos de graduação e pós-graduação em áreas ligadas a gestão dos entes públicos. O processo de redemocratização brasileira alterou a natureza das relações entre a sociedade e o Estado, o que ocasionou transformações políticas, organizacionais e gerenciais. A Constituição Federal de 1988 incluiu direitos políticos e sociais como saúde, educação, assistência social e amparo à infância e à adolescência, ampliando as premissas de atuação governamental e a demanda por serviços públicos, consequentemente, a exigência de eficiência por parte da Administração Pública e de seus servidores. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi mapear as produções acadêmicas acerca do ensino e/ou graduação em administração pública no Brasil nos últimos dez anos, bem como identificar os temas abordados nesses estudos. A pesquisa foi realizada pelo método qualitativo de revisão sistemática. Os principais resultados apresentam o aumento crescente da oferta de cursos superiores em AP, além de crescimento no volume de publicações científicas acerca da temática.

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Biografia do Autor

Denia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP/UFTM Uberaba-MG. Bacharel em Administração (2009) e em Ciências Contábeis (2018) pela Fundação Carmelitana Mário Palmério - FUCAMP; MBA em Gestão Empresarial, pela FUCAMP (2012); Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2016). Servidora pública municipal desde 2012. Professora especialista no curso de ciências contábeis na FUCAMP.

Robson Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Catalão - UFCAT.

Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008). Especialização em Gestão de Políticas Sociais pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2013) e Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2016). Servidor público municipal desde 1998. Aluno especial no Programa de Mestrado em Gestão Organizacional – PPGGO, na Universidade Federal de Catalão - UFCAT.

Rubens José Pereira, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Graduado em Direito pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2015), Pos Graduado em Administracao, Supervisao, Orientacao e Inspecao Educacional, Pos Graduando em Direito Municipal. É professor da Fundação Carmelitana Mário Palmério. Tem experiência nas áreas de Direito, com ênfase em Direito. Professor de Oratoria e Mestrando em Gestao Organizacaional.

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Publicado

2019-12-09