Cultura organizacional e instituições de ensino: um estudo sistematizado

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312209.42-50

Resumo

Esta revisão sistemática se propõe a analisar as evidências científicas que sistematizam os conceitos de cultura organizacional e instituições de ensino. A busca pelos artigos com estas temáticas ocorreu de forma on-line, considerando como um dos critérios de inclusão: artigos em língua portuguesa que compreendem as temáticas apresentadas, no período de publicação entre 01 de janeiro de 2008 até 31 de dezembro de 2018. As bases pesquisadas foram Scielo e CAPES, utilizando os descritores: cultura organizacional and instituições de ensino. Os achados foram organizados conforme métodos de revisão sistemática. Após a análise, seis artigos foram inclusos na revisão, os quais abordam a cultura e instituições de ensino por uma perspectiva que compreende a análise da cultura, hierarquias na gestão e satisfação dos usuários das instituições de ensino, papel dos gestores no processo de mudança cultural, fluxo de aprendizagem e o poder das medidas disciplinares nesse tipo de organização. Conclui-se que as evidências encontradas nos artigos há uma conexão entre cultura organizacional e instituições de ensino, porém somente no ensino superior, tendo a necessidade de intensificar as investigações sobre este tema, tão relevante na gestão das organizações educacionais.

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Biografia do Autor

Sarah Rachel Gonczarowska Vellozo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestranda do Mestrado profissional em Gestão Organizacional, especialista em Administração Escolar, Orientação Educacional, Educação Infantil, Educação a distância e MBA em Gestão Empresarial, pedagoga, professora da educação básica pela Prefeitura Municipal de Caldas Novas.

Geraldo Sadoyama Leal, Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão

Professor do Curso de CiÊncias Biológicas da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional. Diretor da Unidade Acadêmica de Biotecnologia da UFG/RCat, vice coordenador do PPMGO

David Victor Novais Lopes, Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão

Graduado em Administração de Empresas, Faculdade Integradas do Vale do Ribeira; MBA em Gestão de RH, CU Patos de Minas; Mestrando em Gestão Organizacional, UFG-Regional Catalão. Experiência desde 2007 em Recursos Humanos em multinacionais.

Christiane Leite Gomes Frezza, Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão

Graduação em Serviço Social, UNITRI; 17 anos com comunidade em empresa privada no setor de energia.

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Publicado

2019-12-09