Aprendizagem ativa na educação infantil: corpos que aprendem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312210.17-26

Resumo

A leitura que ora se apresenta no texto que segue, retrata um olhar para cenas do cotidiano dos campos de estágio da licenciatura na Educação Infantil. Trata-se da percepção de professoras orientadoras sobre o lugar que o corpo da criança ocupa a partir do seu ingresso na educação formal, numa relação direta com a concepção de corpo posta também para  o ofício de professor. O relato das cenas é um convite à reflexão sobre como as práticas conservadoras na educação da criança pequena estão empregnadas nos afazeres, nas rotinas, na estrutura física e na logística que envolve a Educação Infantil, num precurso histórico questionado, criticado, mas de difícil superação.

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Biografia do Autor

Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Professora Efetiva da Universidade Federal de Goiás-Campus de Catalão

Possui graduação em Letras Português Inglês e Suas Literaturas pela Universidade de Marília (1997), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Professora Efetiva da Universidade Federal de Goiás-Campus de Catalão alocada no Departamento de Educação atuando nas áreas de Metodologia da Língua Portuguesa, Cultura, currículo e avaliação, Estágio Supervisionado dos Anos Iniciais. Estudos na área de formação de professores, políticas Educacionais. Projetos de pesquisa voltados para a área de leitura, formação leitora e compreensão leitora; bem como para estudos psicossociais dos problemas de aprendizagem. Coordenadora do Projeto de extensão em letramentos múltiplos na formação de professores dos anos iniciais em parceria com o município de Catalão. Professora do Programa de Mestrado em Gestão Organizacional na linha de indivíduos com a linha de pesquisa gestão da qualidade em Educação. Professora formadora da Especialização à distância em Direitos da Criança e do Adolescente; do curso de extensão do Estatuto da Criança e do Adolescente; Ensino Interdisciplinar sobre a Infância e Direitos Humanos. Vice- Líder do grupo de pesquisa Qualidade educacional. Coordenadora do Grupo de estudos Qualidade na Educação Brasileira: Metas e perspectivas.

drisadoyama@gmail.com

Maristela Vicente de Paula, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Mestre em Educação Física, Professora em Educação Física,na Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus de Catalão.

Augusto César da Fonseca Neto, Universidade Federal de Goiás/ Regional Catalão

Professor do curso de medicina. Médico psiquiatra do Capes da cidade de Catalão. Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança

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Publicado

2019-12-09