Evasão na educação a distância: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312213.85-94Resumo
O objetivo deste trabalho é mapear os estudos efetuados acerca da evasão na educação a distância, através de uma revisão sistemática, por meio de uma busca por artigos completos indexados, realizada nas bases de dados CAPES e SCiELO, com o uso dos descritores: “evasão na EaD”, incluindo estudos publicados no período entre os anos de 2013 á 2018. Foram encontrados 11 artigos por meio de critérios de seleção pré-estabelecidos, os quais subsidiaram a elaboração de uma sinopse de estudos, contento título, ano, base de dados, instrumentos, objetivos e principais conclusões. Com base na análise dos artigos selecionados conclui-se a necessidade de uma mudança na forma e na estrutura do sistema de ensino a distância, abrangendo outros elementos, visando uma maior sintonia entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, bem como a necessidade por melhorias na elaboração do material didático utilizado e maior uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), para promover uma aprendizagem mais autônoma por parte dos alunos. Por fim, este trabalho nos permite afirmar que ainda se fazem necessárias pesquisas futuras que possibilitem alcançar uma maior compreensão sobre os motivos que levam os alunos à evasão na educação a distância.
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