Inclusão de alunos público com deficiência nas aulas de Educação Física na Cidade de Catalão/GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312217.95-108

Resumo

O estudo visa analisar a organização das aulas de Educação Física da rede regular de ensino da cidade de Catalão visando à inserção, à participação e à aprendizagem dos alunos com deficiência. Quanto ao delineamento metodológico, a pesquisa se caracteriza como qualitativa de caráter descritivo. Participaram do estudo três professores de Educação Física vinculados a duas unidades escolares da rede municipal e um da rede estadual, mediante entrevista semiestruturada e observação simples. Os dados foram analisados pela técnica de narrativa analítica. Os resultados apontam para a falta de participação dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. De modo geral, os professores não utilizam estratégias e recursos para promoverem a inclusão dos alunos e estes ainda permanecem na lateral ou sentados no banco da quadra quando a aula é prática e no fundo da sala quando é teórica, sempre ao lado dos seus professores de apoio.

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Biografia do Autor

Cristiane da Silva Santos, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC)

Possui graduação em Educação Física, Mestrado Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente do curso de Educação Física da Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás atuando principalmente com os seguintes temas: pessoas com deficiência e Políticas Públicas de inclusão escolar. Participa do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Inclusão. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Regional Catalão e Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Física Escolar ( EaD).

Lidiene Policena dos Santos, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC)

Possui Graduação em Educação Física pela Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás (UFG/RC).Mestranda no Programa de Educação da UFG/RC e Monitora do  Núcleo de Acessibilidade da UFG/RC

 

Maristela Vicente de Paula, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC)

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de Educação Física da Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás. Atua principalmente com metodologia de ensino da Educação Física, infância e direitos humanos da criança e adolescente.

Neila Maria Mendes Borges, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC)

Graduada em Biologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1988). Mestre em Educação Física pela Universidade de Campinas, na área de Atividade Física e Saúde (2002). Professora efetiva do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão com experiência nas áreas de fisiologia humana, educação nutricional, atividade física e saúde, direitos da criança e adolescente. Atuou como professora autora e formadora nos cursos de Especialização em Direitos da Criança e Adolescente, Especialização em Biologia e Especialização em Educação Física Escolar, todos na modalidade EaD na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência de tutoria no Ensino a distância, em níveis de extensão e especialização. Coordenou o Curso de Especialização em Direitos da Criança e Adolescente, na modalidade EaD e atualmente é coordenadora de tutoria do Curso de Especialização em Educação Física Escolar. Atua como professora e orientadora de TCC no curso de Complementação Pedagógica/Bacharelado em Educação Física na Faculdade de Piracanjuba.

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Publicado

2019-12-09