Aprendizagem baseada em problemas na formação médica: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312220.27-41Resumo
Nos últimos anos, o processo de educação médica sofreu transformações mundiais para se adequar às normas das diretrizes curriculares, as quais são condizentes às mudanças na política de saúde, socioeconômica e tecnológica. A fim de adequar o processo de ensino-aprendizagem a estas alterações optou-se pelas metodologias ativas que visam também a busca de um aluno ativo, auto aprendiz e capaz de construir seus conhecimentos. Dentro deste contexto realizou-se uma revisão integrativa para melhor discernimento sobre o tema. Este artigo objetivou realizar uma revisão sobre o tema “formação médica por meio do método da aprendizagem baseada em problemas (APB)”, pesquisando artigos nacionais, dos últimos 12 anos, da Revista Brasileira de Educação Médica com análise descritiva e qualitativa. Observou-se a redução das publicações a partir de 2014, embora seja crescente o número de escolas que aderiram às novas diretrizes curriculares. A pesquisa exploratória predominou, provavelmente pela necessidade dos autores em aprimorar os conhecimentos no tema. Os artigos foram agrupados em núcleos temáticos pela diversidade dos objetivos e assuntos principais. Concluiu-se que o tema “APB na formação médica” necessita de mais pesquisas para garantir a confiabilidade dos dados e ampliar os conhecimentos.Downloads
Referências
ALMEIDA EG, BATISTA NA. Desempenho Docente no Contexto PBL: Essência para Aprendizagem e Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 2, pp. 192-201, 2013.
ALMEIDA MTC, BATISTA NA. Ser Docente em Métodos Ativos de Ensino-Aprendizagem na Formação do Médico. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 4, pp. 468-476, 2011.
ALQUILANTE AG, SILVA RF, AVÓ LRS, GONÇALVES FGP, SOUZA MBB. Situações-problemas simuladas: uma análise do processo de construção. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 2, pp. 147-156, 2011.
BALDASSIN S, MARTINS LC, ANDRADE AG. Traços de ansiedade entre estudantes de medicina. Arquivo de Medicina do Abc, v. 31, n. 1, p. 27-31, 2006.
BARROWS, HS. How to design a problem-based curriculum for the preclinical years. New York: Springer; 1985.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 4, de 7de novembro de 2001. Institui diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em medicina. [documento na internet]. Brasília; 2001. [acesso em: 29 jun.2019]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução no 3, de 20 de junho de 2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina. Brasília, 20 de junho de 2014.
CALDAS CAM, PAZ OAG, NEGRÃO JNC, CALDATO MCF. A reumatologia em um curso de medicina com Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 4, p. 584-590, 2013.
CAVALCANTE AN, LIRA GV, CAVALCANTE-NETO PG, LIRA RCM. Análise da Produção Bibliográfica sobre Problem-Based Learning (PBL) em Quatro Periódicos Selecionados. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 1, pp. 13-24, 2018.
CYRINO EG, TORALLES-PEREIRA ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Caderno de Saúde Pública, v. 20, n. 3, pp. 780-788, 2004.
GARCIA MBO, OLIVEIRA MM, PLANTIER AP. Interatividade e Mediação na Prática de Metodologia Ativa: o Uso da Instrução por Colegas e da Tecnologia na Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, pp. 87-96, 2019.
GODINHO PA, OLENIKI NP, BARONEZA AM, BARONEZA JE. A aprendizagem baseada em problemas (ABP) como metodologia de ensino na disciplina de embriologia na visão do aluno. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 39, n. 3, pp. 327-332, 2017.
GOMES R, BRINO RF, AQUILANTE AG, AVÓ LRS. Aprendizagem Baseada em Problemas na formação médica e o currículo tradicional de Medicina: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 3, pp. 444 – 451, 2009.
GORDAN PA. Currículos inovadores: o desafio da inserção do docente. In: Batista NA, Batista SHSS, org. Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo: SENAC; 2004. p. 187-200., S. 22, 2006
HUNG W. The 3C3R Model: a conceptual framework for designing problems in PBL. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, v.1, n. 1, pp. 55-77, 2006.
LEON LB, ONÓFRIO FQ. Aprendizagem Baseada em Problemas na Graduação Médica – Uma Revisão da Literatura Atual. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 4, pp. 614-619, 2015.
LIMA-FILHO PRS, MARQUES RVDA. Perspectivas sobre o Aprendizado na Óptica de Estudantes de Medicina: Análise do Impacto de Transição Curricular. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 2, pp. 87 – 94, 2019.
LIMA GZ, LINHARES REC. Escrever bons problemas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 2, pp. 197-201, 2008.
MENDES KDS, SILVEIRA RCCP, GALVAO CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018>. Acesso em: 23 jun. 2019.
MITRE SM, SIQUEIRA-BATISTA R, GIRARDI-DE-MENDONÇA JM, MORAIS-PINTO NM, MEIRELLES CAB, PINTO-PORTO C et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciências Saúde Coletiva, v. 13, n. 2, pp. 2133-2144, 2008.
NORMAN GR, SCHIMIDT HG. Effectiveness of problem-based learning curricula; theory, practice and paper darts. Medical Education, v. 34, n. 9, pp. 721-728, 2000.
NUNES SOV, VARGAS HO, LIBONI M, MARTINS-NETO D, VARGAS LHM, TURINI B. O ensino de psiquiatria, habilidades de comunicação e atitudes no currículo integrado do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 2, p. 210–216, 2008.
PAGLIOSA FL, ROS MA. O relatório Flexner: para o bem e para o mal. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 4, pp. 492–499; 2008.
PICOLI RP, DOMINGO ALA, SANTOS SC, ANDRADE AHG, ARAÚJO CAF, KOSLOSKI RMM et al. Competências Propostas no Currículo de Medicina: Percepção do Egresso. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, n. 3, p. 364-371, 2017.
POLES TPG, OLIVEIRA RA, ANJOS RMP, ALMEIDA FA. Percepção dos Internos e Recém-Egressos do Curso de Medicina da PUC-SP sobre Sua Formação para Atuar na Atenção Primária à Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n.3, pp. 121-128, 2018.
RODRIGUES MDS, ROCHA PBC, ARARIPE PF, ROCHA HAL, SANDERS LLO, KUBRUSLY M. Transtorno de Ansiedade Social no Contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 65-71, 2019.
TAVARES WR. Docência: um momento reflexivo. São Paulo: Ìcone; 2007, 159p.
TSUJI H, AGUILAR-DA-SILVA RH. Aprender e ensinar na escola vestida de branco: do modelo biomédico ao humanístico. São Paulo: Forte, 2010, 236 p.
WALTON HJ, MATTHEWS MB. Essentials of problem- based learning. Medical Education, v. 23, n. 6, p. 542-558, 1989.