Aprendizagem baseada em problemas na formação médica: uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312220.27-41

Resumo

Nos últimos anos, o processo de educação médica sofreu transformações mundiais para se adequar às normas das diretrizes curriculares, as quais são condizentes às mudanças na política de saúde, socioeconômica e tecnológica. A fim de adequar o processo de ensino-aprendizagem a estas alterações optou-se pelas metodologias ativas que visam também a busca de um aluno ativo, auto aprendiz e capaz de construir seus conhecimentos. Dentro deste contexto realizou-se uma revisão integrativa para melhor discernimento sobre o tema. Este artigo objetivou realizar uma revisão sobre o tema “formação médica por meio do método da aprendizagem baseada em problemas (APB)”, pesquisando artigos nacionais, dos últimos 12 anos, da Revista Brasileira de Educação Médica com análise descritiva e qualitativa. Observou-se a redução das publicações a partir de 2014, embora seja crescente o número de escolas que aderiram às novas diretrizes curriculares. A pesquisa exploratória predominou, provavelmente pela necessidade dos autores em aprimorar os conhecimentos no tema. Os artigos foram agrupados em núcleos temáticos pela diversidade dos objetivos e assuntos principais. Concluiu-se que o tema “APB na formação médica” necessita de mais pesquisas para garantir a confiabilidade dos dados e ampliar os conhecimentos.

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Biografia do Autor

Mabel Duarte Alves Gomides, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Doutoranda no programa de pós graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (MG), Mestra pelo programa de pós graduação em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (GO), Profª. Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (GO), Brasil.

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Amanda Oliveira Soares Monteiro Silveira, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (GO)

Mestra em Gestão Organizacional, Profa. Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (GO), Brasil.

Candice Cristina Quirino de Araújo, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (GO)

Mestra em Ciências da Saúde, Profa. Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (GO)

Natália Pimenta Resende, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (GO)

Profa. Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (GO)

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Publicado

2019-12-09