Inclusão social na escola: controvérsias e desafios

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312255.109-121

Resumo

A inclusão escolar, tem sido um dos temas mais discutidos e controversos da área educacional. No Brasil, analisando os principais conceitos e o histórico sobre a inclusão, observa-se que tudo é muito recente e, repleto de incertezas. Somente na década de 1950, o tema ganhou expressividade e por volta dos anos 1980, a partir de movimentos sociais de pessoas com deficiências e/ou necessidades educacionais especiais, como hoje se diz, começaram a surgir algumas ações. Mas, por enquanto, os avanços são mais visíveis nos aspectos legais do que no campo da prática. No Brasil, as Leis estão entre as mais avançadas, porém, muito distantes das ações mais efetivas, sobretudo, em relação à formação de profissionais da área educacional inclusiva. Este Artigo, está organizado em seis tópicos: introdução, revisão de conceitos e marcos históricos; evolução do processo de inclusão, avanços e limitações; aspectos legais e desafios na formação para educação inclusiva no Brasil; e conclusão crítico-reflexiva. Trazendo um olhar sobre a história do processo de inclusão sócio-escolar e sobre o contexto atual, com foco nos aspectos mais controversos do tema em geral e da formação docente em particular, e propõe algumas reflexões sobre a inclusão social escolar, no Brasil e em torno de cada um de nós.

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Biografia do Autor

Mara Núbia Guimarães dos Santos, Universidade de Brasília (UnB) DF

Possui graduação em Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal Goiano (2008) e graduação em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal Goiano (2009). Pós_Graduação em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas pelo Instituto Prominas. Graduação Incompleta em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás, UFG-GO. Doutoranda em Nanociência e Nanobiotecnologia, UnB-DF.

Elisabeth Guimarães dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão

Possui graduação: Ciências Contábeis (1983) Faculdade Anhanguera (UNI-ANHANGUERA) - Goiânia-Go. Pós-Graduação: Direito da Criança e Adolescente (2016) Faculdade Alves Faria (UNIALFA) - Goiânia-Go. Mestranda profissional em Gestão Organizacional na Universidade Federal de Goiás (UFG - Catalão-Go). Servidora Pública do Poder Judiciário do Estado de Goiás lotada na Comarca de Santa Cruz de Goiás.

Eliene Alves Ferreira Damaso, Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão

Possui graduação: Gestão Pública (2007) Universidade Estadual de Goiás (UEG - Pires do Rio - Go) e Bacharel e Direito (2016) Faculdade do Sudeste Goiano ( FASUG - Pires do Rio - Go). Pós-Especialização: Direito da Criança e Adolescente (2016)  Faculdade Alves Faria (UNIALFA) - Goiânia-Go. Mestranda profissional em Gestão Organizacional na Universidade Federal de Goiás (UFG - Catalão-Go). Servidora Pública do Poder Judiciário do Estado de Goiás lotada na Comarca de Santa Cruz de Goiás.

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Publicado

2019-12-09