Inclusão social na escola: controvérsias e desafios
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312255.109-121Resumo
A inclusão escolar, tem sido um dos temas mais discutidos e controversos da área educacional. No Brasil, analisando os principais conceitos e o histórico sobre a inclusão, observa-se que tudo é muito recente e, repleto de incertezas. Somente na década de 1950, o tema ganhou expressividade e por volta dos anos 1980, a partir de movimentos sociais de pessoas com deficiências e/ou necessidades educacionais especiais, como hoje se diz, começaram a surgir algumas ações. Mas, por enquanto, os avanços são mais visíveis nos aspectos legais do que no campo da prática. No Brasil, as Leis estão entre as mais avançadas, porém, muito distantes das ações mais efetivas, sobretudo, em relação à formação de profissionais da área educacional inclusiva. Este Artigo, está organizado em seis tópicos: introdução, revisão de conceitos e marcos históricos; evolução do processo de inclusão, avanços e limitações; aspectos legais e desafios na formação para educação inclusiva no Brasil; e conclusão crítico-reflexiva. Trazendo um olhar sobre a história do processo de inclusão sócio-escolar e sobre o contexto atual, com foco nos aspectos mais controversos do tema em geral e da formação docente em particular, e propõe algumas reflexões sobre a inclusão social escolar, no Brasil e em torno de cada um de nós.