Construindo comunidades virtuais de aprendizagem no Facebook

Autores

  • Ivanderson Pereira da Silva UFAL
  • Fernanda de Burgos Rocha SENAC-AL

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11236.12-23

Resumo

O presente estudo aborda as potencialidades das comunidades virtuais em interfaces da internet fundamentadas no paradigma da Sociedade da Informação. Apresenta um relato de experiência de ensino de inglês em curso técnico de nível básico por meio do site de rede social Facebook. Inicialmente discutiremos a evolução e o estado do conceito de comunidade virtual de aprendizagem e por fim, apresentamos o relato e a análise da experiência do uso do Facebook como espaço de construção de uma comunidade virtual para suporte a aprendizagem no curso de Inglês em Nível Básico do SENAC-AL. Os resultados dessa experiência sinalizam para a necessidade de ampliação do uso de espaços como o Facebook para suporte às práticas de formação dos sujeitos bem como para reconhecimento e valorização do profissional que atua nesses espaços.

 

Palavras-chave: Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Educação Profissional. Facebook.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, UFAL

É Licenciado em Física, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela UFAL. Atualmente é professor substituto do Centro de Educação da UFAL no setor de Didática e Professor da UAB/UFAL nos Cursos de LIcenciatura em Física e MAtemática na área de Didática e Prática de Ensino. Tem experiência nas áreas de Formação de Professores, Didática e Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, Educação a Distância e Tecnologias Educacionais

Fernanda de Burgos Rocha, SENAC-AL

É Terapeuta Ocupacional e Especialista em Docência para a aEducação Profissional. Atualmente é professora do SENAC-AL na área de Idiomas. Tem experiência no ensino de língua Inglesa e Educação Profissional.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Dossiê: E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes