TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças

Autores

  • José Rui Santos Universidade Aberta de Portugal
  • Maria Ivone Gaspar Universidade Aberta Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11295.36-54

Resumo

Neste dealbar de século já não se questiona a presença das tecnologias de informação e comunicação na escola mas sim a forma como são utilizadas, em particular na sala de aula, para o ensino-aprendizagem. Emanando de uma investigação de doutoramento, de metodologia de natureza mista, predominantemente qualitativa, em curso na Universidade Aberta de Portugal, cujo objeto central reside na procura de respostas sobre a forma como as lideranças de dois agrupamentos de escolas, sediados em concelhos com características sociais e económicas distintas, situados em diferentes regiões de Portugal, e também diferentes quer nas dimensões físicas quer no corpo docente, se apropriam das TIC e no modo como contaminam os docentes dos agrupamentos de escolas que lideram para a sua utilização, este é um artigo, sobretudo, de natureza empírica, que apresenta alguns resultados preliminares e parciais obtidos através de um dos instrumentos utilizados na investigação – o questionário. Desses resultados ressaltam, como principais conclusões, o facto de que os docentes consideram pouco influente o impulso dado pelas lideranças à utilização das TIC e que, na escola pública portuguesa, continua a ser, ainda, algo difícil a penetração das TIC na sala de aula e a sua utilização para o ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: TIC. Lideranças. Diretor. Coordenadores de departamento. Professores.

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Biografia do Autor

José Rui Santos, Universidade Aberta de Portugal

José Rui Santos é professor desde 1985, licenciado em Engenharia Civil,
mestre em Supervisão
Pedagógica, certificado em Estudos Avançados em Educação na especialidade de
Liderança Educacional e doutorando em Ciências da Educação, especialidade de
Liderança Educacional. É investigador no Laboratório de Educação a
Distância e eLearning (LE@D) da Universidade Aberta de Portugal, com
interesse na relação das tecnologias com a educação, campo da sua
investigação e base de diversas publicações


Maria Ivone Gaspar, Universidade Aberta Portugal

Maria Ivone Gaspar - doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de
Teoria Curricular e Metodologia do Ensino. Professora da Universidade Aberta
desde 1997, onde foi Diretora do Departamento de Ciências da Educação entre
1999 e 2004, coordenou o Centro de Estudos em Educação e Inovação, entre
2002 e 2007, coordenou o mestrado em Supervisão Pedagógica desde a sua
criação (2004) até 2013 e colaborou na criação do doutoramento em Educação,
sendo membro da comissão científica da especialidade em Liderança
Educacional, de 2010 a 2013. Tem desenvolvido investigação, com publicações,
nas áreas de Currículo e de Metodologias de Ensino e Aprendizagem, em
contexto presencial e a distância

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Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Dossiê: E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes