Políticas educacionais: produção de materiais didáticos de educação a distância na Universidade Federal do Amapá
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.213368.44-57Resumo
A educação a distância surgiu como oportunidade de levar o ensino ao aluno e adequá-lo as suas necessidades, utilizando-se de meios tecnológicos para proporcionar novas alternativas de acesso à educação superior. O objetivo geral deste estudo foi descrever o processo de produção dos materiais didáticos da educação a distância no curso Bacharelado de Administração Pública, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), tendo por parâmetro os Referenciais de Qualidade Para Educação Superior a Distância, do Ministério da Educação. O percurso metodológico consistiu em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipagem descritiva. O delineamento ocorreu em duas etapas: pesquisa documental e entrevistas com gestores, alunos e diagramador da Universidade Federal do Amapá. Os resultados apontaram a prática recorrente de tecnologias digitais e outros Recursos Educacionais Abertos (REA), para auxiliar as atividades do referido curso na modalidade a distância. Identificou-se também, que o material didático mais utilizado pelos alunos é o livro base, cujo processo de adaptação às peculiaridades regionais ainda é gradual, pois são pré-produzidos e padronizados por outra instituição.