Políticas educacionais: produção de materiais didáticos de educação a distância na Universidade Federal do Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.213368.44-57

Resumo

A educação a distância surgiu como oportunidade de levar o ensino ao aluno e adequá-lo as suas necessidades, utilizando-se de meios tecnológicos para proporcionar novas alternativas de acesso à educação superior. O objetivo geral deste estudo foi descrever o processo de produção dos materiais didáticos da educação a distância no curso Bacharelado de Administração Pública, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), tendo por parâmetro os Referenciais de Qualidade Para Educação Superior a Distância, do Ministério da Educação. O percurso metodológico consistiu em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipagem descritiva. O delineamento ocorreu em duas etapas: pesquisa documental e entrevistas com gestores, alunos e diagramador da Universidade Federal do Amapá. Os resultados apontaram a prática recorrente de tecnologias digitais e outros Recursos Educacionais Abertos (REA), para auxiliar as atividades do referido curso na modalidade a distância. Identificou-se também, que o material didático mais utilizado pelos alunos é o livro base, cujo processo de adaptação às peculiaridades regionais ainda é gradual, pois são pré-produzidos e padronizados por outra instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amália Patrícia Parafita Castro, Universidade Federal do Amapá

Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (2019), Especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos (2012) e Graduação em Administração na Faculdade de Macapá (2006). Atuou como Gerente de Projetos de Captação de Recursos para Atividade de Geração de Emprego e Renda na Prefeitura Municipal de Macapá (2009 -2011), exerceu a Função de Administradora em Academia da iniciativa privada (2011-2014), atuou como tutora na Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Federal do Amapá (2015-2019) e atualmente é Servidora Técnica-administrativa na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, onde iniciou seu exercício no ano de 2014. Tem experiência nas áreas de administração pública e privada, gestão de recursos humanos, gerência de projetos, empreendedorismo, fomento, educação a distância e tutoria. Experiência como tutora nas disciplinas: Estágio Supervisionado I e II, Elaboração e Gestão de Projetos, Trabalho de Conclusão de Curso, Gestão da Qualidade no Setor Público, Políticas Públicas e Sociedade, Empreendedorismo Governamental, Finanças Públicas, Seminário Temático e Relações Internacionais, dentre outras áreas afins à Administração.

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1994), especialização em pesquisa educacional pela Universidade Federal do Ceará (1992) e educação a distância pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará. Ministra aulas na graduação, especialização, Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação, Mestrado Profissional em Ensino de Saúde, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas, pesquisando na área de história da cultura e educação brasileira, avaliação e tecnologias na educação. Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do Estado do Ceará. Participa de grupos de pesquisa sobre a temática história da educação brasileira, avaliação e educação a distância.

Ananias Costa Oliveira, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, Assistente em Administração na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Downloads

Publicado

2020-08-03