Projetos com interfaces da Web 2.0 no Programa de Residência Pedagógica de Física da Universidade Federal de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.213680.58-67

Resumo

Esse estudo teve o objetivo de descrever a experiência de residentes do Programa de Residência Pedagógica de Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, nas intervenções didáticas em aulas de Física do ensino médio, com a utilização de interfaces da Web 2.0, como aplicativos de mensagens, redes sociais e sites de autoria coletiva. As ações foram implementadas em duas turmas de uma escola pública estadual do município de Arapiraca-Alagoas. Como resultado, foi possível evidenciar que a experiência favoreceu uma aproximação entre os saberes mobilizados no contexto do curso de Física - Licenciatura da UFAL, e a prática na sala de aula pela via da integração das Tecnologias Digitais da informação e comunicação (TDIC) ao currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taynah Nery Alves, Universidade Federal de Alagoas

Técnica em Meio Ambiente; Graduanda em Artes Visuais pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Graduanda em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. Participou do Programa de Residência Pedagógica da UFAL.

Gutemberg da Silva Cardoso, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca (2019). Mestrando em Física pela Universidade Federal de Alagoas - Campus A.C. Simões. Atualmente, integrante do Grupo de Acústica e Aplicações (GAA) atuante no Núcleo de Ciências Exatas (NCex), realizando pesquisas relacionadas a feixes super-focalizados, espalhamento acústico e transdutores de Langevin

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física, Especialista em Mídias na Educação, Mestre e Doutor em Educação. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus de Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS) e, dentro dessa perspectiva, desenvolve estudos no campo do Ensino de Ciências e da Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2020-08-03