Comunicativo ou pedagógico? O uso do WhatsApp como ferramenta híbrida em uma disciplina de graduação

Autores

  • Marcus Henrique Linhares Ponte Filho Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Eunice Andrade de Oliveira Menezes

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.114032.32-44

Resumo

O estudo é fruto de uma experiência de utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de suporte comunicativo em uma disciplina no curso de Pedagogia de uma universidade pública. Inicialmente, escolheu-se o WhatsApp como suporte de comunicação entre professores e alunos da disciplina; porém, a utilização que os estudantes fizeram do aplicativo ultrapassou a proposta inicial feita por docentes e monitores, transformando o WhatsApp de ferramenta comunicativa à suporte pedagógico dos discentes. Pôde-se perceber que o WhatsApp ampliou a comunicação mantida entre os sujeitos, embora essa comunicação nem sempre tenha se dado de forma alteritária. Dessa forma, o uso do aplicativo na disciplina em questão demonstrou que, apesar de gozar de popularidade entre seus usuários, o WhatsApp nem sempre foi capaz de formar um ecossistema comunicativo, uma vez que a comunicação mantida entre professores, monitores e alunos não parecia estar aberta aos interesses do interlocutor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Henrique Linhares Ponte Filho, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutor em Educação, Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Eunice Andrade de Oliveira Menezes

Doutora em Educação, Professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Downloads

Publicado

2021-03-22