Base nacional comum curricular e a cultura digital: discussões sobre a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.114411.18-31Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as concepções dos professores acerca da competência da cultura digital presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para alcançar tal propósito, optou-se por uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, com construção de um referencial teórico, em torno das temáticas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), BNCC e Cultura Digital. Foi realizada a aplicação de um questionário digital, semiaberto composto por 13 perguntas, que contou com a participação de 124 docentes atuantes na Educação Básica, no primeiro semestre de 2020. Os resultados foram organizados, analisados e interpretados a partir das diretrizes de Bardin (2011), os quais evidenciaram que 94% dos sujeitos participantes atuam em escolas públicas e 66% compreendem a cultura digital como ferramenta tecnológica. Desta forma, os dados indicam a importância de debates acerca desta temática, visando trazer avanços para o campo de estudo e maior integração das TDIC ao currículo escolar.